Notícias A nova arma da Opel para os ralis é um Corsa elétrico

Apresentação

A nova arma da Opel para os ralis é um Corsa elétrico

O Opel Corsa-e Rally é o primeiro carro elétrico de ralis e vai ter direito a um troféu monomarca: o ADAC Opel e-Rally Cup.

Opel Corsa-e Rally

Depois de largos anos no mundo dos ralis (quem não se lembra dos saudosos Manta 400 e Ascona 400?), nos últimos tempos a presença da marca de Rüsselsheim nas especiais de rali tem-se resumido ao pequeno Adam na versão R2.

Agora, chegada a hora de substituir o pequeno citadino nas especiais de rali, a Opel optou por um caminho, no mínimo, diferente. É que o modelo escolhido para tomar o lugar do Adam R2 foi o… Corsa-e!

Designado Corsa-e Rally, este é o primeiro automóvel elétrico para ralis. Em termos técnicos mantém o motor elétrico de 136 cv e 260 Nm e a bateria de 50 kWh que o alimenta, sendo que as alterações surgiram ao nível do chassis, suspensão e sistema de travagem, recebendo até um “obrigatório” travão de mão hidráulico.

VÊ TAMBÉM: Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento
Opel Corsa-e Rally

Campeonato monomarca a caminho

Tal como o Adam R2, que foi o “cavalo de batalha” do ADAC Opel Rally Cup, também o Corsa-e Rally vai ter direito a um troféu monomarca, neste caso o ADAC Opel e-Rally Cup, o primeiro troféu do género para automóveis elétricos, tomando o lugar do Adam R2 na “escola de ralis” da Opel.

Opel Corsa-e Rally
Para se preparar para os ralis, o Corsa-e Rally recebeu amortecedores de competição.

Com arranque marcado para o verão de 2020, o troféu será disputado (numa fase inicial) nas provas do Campeonato Alemão de Ralis e noutros eventos selecionados, contando, pelo menos, com 10 provas. Os pilotos que obtiverem as melhores classificações no troféu terão a oportunidade de competir no Campeonato Europeu Junior de Ralis com o futuro Opel Corsa R2.

O ADAC Opel e-Rally Cup vai trazer pela primeira vez a motorização elétrica ao desporto automóvel ‘mainstream’, sendo especialmente dedicado a jovens. O conceito inovador e a colaboração com o Groupe PSA abre novas possibilidades

Hermann Tomczyk, Presidente do ADAC Sport

Ainda em fase de desenvolvimento, segundo a Opel Motorsport, o preço de venda do Corsa-e Rally deverá ficar bastante abaixo dos 50 mil euros.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Opel Corsa GSi?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Opel Corsa GSi. Uma sigla é suficiente?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Opel Corsa GSi. Uma sigla é suficiente?