Notícias Obras na Ponte Vasco da Gama reduzem limite de velocidade. Vão durar até quando?

Trânsito

Obras na Ponte Vasco da Gama reduzem limite de velocidade. Vão durar até quando?

Estes trabalhos surgem na sequência do incêndio de um autocarro no tabuleiro da Ponte Vasco da Gama em junho de 2021.

Ponte Vasco da Gama

Num comunicado recentemente divulgado, a Lusoponte, a entidade responsável pela gestão e manutenção da Ponte Vasco da Gama, anunciou que, pelo menos até novembro, aquela travessia do Tejo estará em obras.

No mesmo comunicado a Lusoponte explica que “este trabalho surge na sequência de um acidente com um autocarro que ardeu totalmente no tabuleiro da ponte em junho de 2021, e que causou apenas danos materiais na proteção de quatro tirantes, que agora se substituem”.

Apesar da complexidade dos trabalhos e da necessidade de montar um estaleiro no local (na via direita do sentido norte/sul), as seis vias de circulação serão mantidas.

LEIAM TAMBÉM: Quanto custava atravessar a Ponte 25 de Abril em 2001, no tempo da moeda antiga?
© CarlosPaes/Pixabay

Vias mais estreitas, limite de velocidade mais baixo

Para poder manter as seis vias de circulação da Ponte Vasco da Gama, a Lusoponte teve de proceder à redução da largura das mesmas.

Devido a este redução da largura das vias e à necessidade de assegurar a segurança de todos os que estiverem a trabalhar nestas obras de manutenção, a velocidade máxima na zona dos condicionamentos estará limitada a apenas 60 km/h.

Acerca desta redução, em declarações à TSF a diretora de comunicação da Lusoponte, Teresa Oliveira, ressalvou a importância do cumprimento deste novo limite de velocidade naquela zona, ressalvando: “Esse limite não é uma questão de somenos, é mesmo porque é estritamente necessário para a segurança, quer dos trabalhos, quer dos condutores que vão ali passar”.

Além desta diminuição do limite de velocidade e da redução da largura das vias de circulação, a Lusoponte anunciou que “haverá ainda a necessidade de proceder ao corte total ou parcial da Ponte para verificações topográficas”. Contudo, as datas para estes cortes da circulação não foram ainda anunciadas.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Portaro?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Quando o “nosso” Portaro foi testado pela TV britânica