Notícias Nova BMW Série 3 Touring revelada. Mais versátil que nunca

Apresentação

Nova BMW Série 3 Touring revelada. Mais versátil que nunca

A nova BMW Série 3 Touring acrescenta versatilidade de uso e melhor aproveitamento de espaço relativamente à berlina. O derradeiro BMW Série 3?

BMW Série 3 Touring G21

A BMW acaba de levantar o pano sobre a nova Série 3 Touring (G21), e as diferenças são fáceis de identificar em relação à berlina — basta olhar para o volume traseiro. Ao contrário de outras propostas, a Série 3 Touring não é mais comprida que o Série 3 berlina, mantendo os mesmos 4709 mm de comprimento.

No entanto, cresceu bastante relativamente à antecessora em todas as direções, o que se traduziu em ganhos de habitabilidade tanto para os ocupantes da primeira fila como da segunda — a BMW refere a possibilidade de acomodar três cadeiras de bebé atrás, duas das quais via ISOFIX.

Apesar do aumento das dimensões, a nova Série 3 Touring é até 10 kg mais leve que a antecessora e também oferece menos resistência à passagem do ar. A G21 apresenta um valor de Cx. de 0,27 ao invés dos 0,29 da anterior F31 (valores para a 320d).

RELACIONADO: Revelado em Paris: tudo (mas mesmo tudo) sobre o novo BMW Série 3
BMW Série 3 Touring G21

Traseira, o destaque

Concentremo-nos no volume traseiro desta carrinha, já que em tudo o resto, naturalmente, é idêntica à berlina. As carrinhas costumam trazer para a mesa argumentos como versatilidade acrescida e superior aproveitamento de espaço, e nesses capítulos a Série 3 Touring não desilude.

O óculo traseiro pode ser aberto separadamente, como costuma ser tradição na BMW, e a operação do portão da bagageira é feita de forma automática, de série em todas as versões.

BMW Série 3 Touring G21

A capacidade da bagageira cresceu (apenas) 5 l em relação à anterior Série 3 Touring, sendo agora de 500 l (+20 l que a berlina), mas o destaque vai para a abertura de maiores dimensões e para o mais fácil acesso à mesma.

Relativamente à antecessora, a abertura é 20 mm mais larga e 30 mm mais alta (125 mm mais larga na sua parte superior) e o compartimento de bagagem em si é até 112 mm mais largo. O ponto de acesso é ligeiramente mais baixo, estando a 616 mm do chão, com o degrau entre a soleira e o plano da bagageira a ser reduzido de 35 mm para apenas 8 mm.

Os bancos traseiros são repartidos em três partes (40:20:40), e quando totalmente rebatidos, a capacidade da bagageira é ampliada para os 1510 l. Os bancos podem ser rebatidos opcionalmente a partir da bagageira, via um novo painel com botões posicionados no lado direito da bagageira.

Caso necessitemos de retirar a chapeleira ou a rede divisória, podemos sempre arrumá-los em compartimentos próprios por baixo do chão da bagageira. Opcionalmente, podemos ter o chão da bagageira com barras anti-derrapantes.

Seis motorizações

A BMW Série 3 Touring vai chegar ao mercado com seis motorizações, já conhecidas da berlina, três a gasolina e três a gasóleo.

O destaque vai para a M340i xDrive Touring com 374 cv, o Série 3 mais potente de sempre… sem ser um M3, equipada com o desejável seis cilindros em linha de 3.0 l e turbo. O outro seis cilindros em linha, tem também 3.0 l de capacidade e debita 265 cv, mas funciona a gasóleo, e equipará a 330d xDrive Touring.

As restantes motorizações são de quatro cilindros e sempre com 2.0 l de capacidade e turbocompressor. A gasolina temos a 320i Touring com 184 cv, e a 330i Touring e 330i xDrive Touring com 258 cv. A gasóleo temos a 318d Touring de 150 cv, e a 320d Touring e 320d xDrive Touring de 190 cv.

A 318d e 320d vêm de série com caixa manual de seis velocidades, e em opção com a Steptronic, a caixa automática de oito velocidades. Todas as restantes motorizações vêm de série com a Steptronic, assim como a versão xDrive da 320d Touring.

Quando chega?

A primeira apresentação da BMW Série 3 Touring acontecerá entre os dias 25 e 27 de junho, no evento #NEXTGen, em Munique, com a primeira aparição pública a acontecer no próximo Salão de Frankfurt no início de setembro.

O início da comercialização está previsto para o final de setembro, com as versões 320i Touring, M340i xDrive Touring, 318d Touring a chegarem mais tarde, em novembro. Em 2020 será adicionada uma variante híbrida plug-in, uma estreia na Série 3 Touring.

RELACIONADO: Apenas 39 g/km para o BMW 330e, o novo híbrido plug-in do Série 3