Notícias Navya, conheces? Tem um táxi autónomo para ti

Até vais poder levar os amigos!

Navya, conheces? Tem um táxi autónomo para ti

Já ouviste falar na Navya? Nós, também não! Mas a verdade é que acaba de dar a conhecer o seu primeiro veículo autónomo, para serviço de táxi.

Navya Autonom Cab

Pequeno e pouco conhecido fabricante francês que tem vindo a trabalhar no desenvolvimento das tecnologias de condução autónoma, a Navya acaba de apresentar o seu primeiro  táxi totalmente autónomo. E que, acredita a companhia, entrará em funcionamento já no decorrer do próximo ano.

A Navya não é estranha a veículos autónomos — já tem em serviço compactos shuttles que em aeroportos ou em campus universitários. O Autonom Cab — ou táxi autónomo — agora apresentado é definitivamente o seu projeto mais ambicioso. O veículo, segundo informações divulgadas pela própria empresa, tem propulsão elétrica, foi concebido para transportar até seis passageiros, a velocidades até 89 km/h.

Navya Autonom Cab

Navya sem pedais ou volante, mas com muitos sensores

Quanto à condução totalmente autónoma, é assegurada através de um total de 10 sistemas Lidar, seis câmaras, quatro radares e um computador, que recebe e trabalha toda a informação proveniente do exterior. Embora e segundo acrescenta a Navya, o carro utilize igualmente os dados fornecidos pelo sistema de navegação; ainda que com o sistema de deteção exterior a ter sempre primazia nas decisões.

De resto e fruto do enorme arcaboiço tecnológico, é expetável que o Navya, sem quaisquer pedais ou volante, terá de atingir, pelo menos, o nível 4 de autonomia. O que também lhe deverá permitir manter velocidades médias, quando em cidade, na ordem dos 48 km/h.

“Imagine-se como seriam as cidades se só existissem veículos autónomos. Simplesmente, acabavam os congestionamentos ou os problemas de estacionamento, assim como o número de acidentes e a poluição seriam menores”

Christophe Sapet, CEO da Navya
Navya Autonom Cab

No mercado em 2018… espera a companhia

Com parcerias já estabelecidas com entidades como a KEOLIS, na Europa e nos EUA, a Navya espera assim conseguir que o seu táxi autónomo possa chegar às ruas, pelo menos, de algumas cidades europeias e americanas, durante o segundo trimestre de 2018. A Navya fornecerá apenas o veículo, cabendo às empresas de transportes o providenciar do serviço de transporte. Uma vez em funcionamento, aos clientes será proposto apenas que, ou instalem uma aplicação no seu smartphone e peçam o serviço, ou então, simplesmente, ao verem o Navya aproximar-se, façam sinal para parar!

Sabe esta resposta?
Qual o mês em que deverá ser apresentado o novo Jeep Wrangler?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Jeep Wrangler. Continua o striptease, agora com o interior