Notícias Mercedes-AMG GLS 63. A forma mais rápida de transportar 7 pessoas?

Apresentação

Mercedes-AMG GLS 63. A forma mais rápida de transportar 7 pessoas?

O maior dos SUV da marca da estrela também não escapou ao tratamento AMG. O Mercedes-AMG GLS 63 4MATIC+ é o maior AMG de todos.

Mercedes-AMG GLS 63 4Matic+, 2020

Depois do GLS variante super-luxuosa, cortesia da Maybach, chega agora a variante super… desportiva, cortesia da AMG. O novo Mercedes-AMG GLS 63 4MATIC+ é a demonstração de que mesmo um SUV tamanho XL pode ser sinónimo de veículo de elevada performance. Será mesmo assim?

Os números anunciados assim o querem comprovar: 612 cv e 850 Nm, 4,2s dos 0 aos 100 km/h e 250 km/h de velocidade máxima — que pode subir para os 280 km/h com o opcional pack AMG Drivers.

Estes números são possíveis graças ao coração que bate forte por baixo do capot: o sempre impressionante hot V8 da AMG, com 4.0 l de capacidade e dois turbocompressores, pela primeira vez associado a um sistema semi-híbrido (mild-hybrid) EQ Boost de 48 V.

VÊ TAMBÉM: Preso na areia? Vê como o GLS se solta a dar “saltinhos”
Mercedes-AMG GLS 63 4Matic+, 2020

Apoio elétrico

Como já vimos em outros modelos equipados com o EQ Boost, este sistema adiciona um motor elétrico de 16 kW (22 cv) e 250 Nm, “encaixado” entre o possante V8 e a caixa automática de nove velocidades AMG Speedshift TCT.

Este toma o lugar do alternador e motor de arranque, assiste o V8 em acelerações paradas e recuperações, e até controla a rotação do ralenti do motor. O sistema de 48 V também permite alimentar os consumidores elétricos a bordo, onde se inclui as barras estabilizadoras ativas.

Arsenal dinâmico

As barras estabilizadoras ativas são apenas uma das armas no arsenal dinâmico para movimentar com competência toda a massa do enorme Mercedes-AMG GLS 63 4MATIC+. Estas trabalham em conjunto com a suspensão pneumática AMG RIDE CONTROL +, que é ajustável e adaptável, trazendo três modos pré-selecionáveis — Comfort, Sport, e Sport+.

Mercedes-AMG GLS 63 4Matic+, 2020

Permite ainda uma altura constante ao solo, independentemente da carga do veículo. A distância ao solo é reduzida em 10 mm a partir dos 120 km/h em modo Comfort (regressando novamente à distância regular caso a velocidade desça dos 70 km/h), sendo esta a definição por defeito nos modos Sport e Sport+.

VÊ TAMBÉM: Mercedes-AMG GLC 63 S (510 cv) em vídeo. Super-SUV com um Super V8!

Por outro lado, sendo um SUV, podemos elevar através de um botão a distância ao solo em até 55 mm. Temos algumas dúvidas de que alguém queira sair do asfalto com o GLS 63, até porque, de série, as jantes têm 21″ de diâmetro — podem crescer, opcionalmente, até umas ainda mais impressionantes 23″!

Mercedes-AMG GLS 63 4Matic+, 2020

Seja sobre o asfalto ou fora dele podemos contar sempre com a tração às quatro rodas graças ao sistema AMG Performance 4MATIC+, que permite variar a distribuição de binário entre os eixos — de 0:100, ou seja, tudo para o eixo traseiro, até 50:50. A complementar o sistema de tração temos um diferencial autobloqueio eletrónico do eixo traseiro.

VÊ TAMBÉM: Quanto custa o novo BMW X7?

Para parar este leviatã, o Mercedes-AMG GLS 63 4MATIC+ tem um sistema de travagem à altura, ao estar equipado com discos ventilados e perfurados na dianteira com 400 mm de diâmetro e 38 mm de espessura, e maxilas com seis pistões na dianteira. Atrás, os discos de 370 mm x 22 mm são ventilados, com uma maxila flutuante de um pistão.

VÊ TAMBÉM: O Mercedes-Benz GLS tem um modo… lavagem automática

Quando chega?

É uma pergunta para a qual ainda não temos resposta, já que não foram avançadas informações nesse sentido — o mais certo é só chegar no próximo ano —, nem sobre o preço de venda.

Sabe esta resposta?
O BMW M8 Competition tem quantos cavalos a mais que o M8 regular?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Já testámos o BMW M8 Competition. O mais potente de sempre (vídeo)