Notícias Volvo EX30 bate recordes e já rende mais que os Tesla

Mercado

Volvo EX30 bate recordes e já rende mais que os Tesla

É o elétrico mais pequeno da Volvo mas é o que tem margens maiores. O Volvo EX30 está a superar as previsões da marca sueca.

Volvo EX30 traseira 3/4
© Razão Automóvel

O novo Volvo EX30 continua a ganhar tração no mercado. A continuar nesta trajetória, será o 100% elétrico mais vendido da marca no final de 2024. Só no mês de março a marca entregou 8681 unidades em todo o mundo, numa altura em que a capacidade de produção da fábrica continua a aumentar.

Volvo EX30
© Razão Automóvel Volvo EX30

Uma trajetória positiva que, segundo a marca, está a ser alcançada de forma sustentada. Tanto do ponto de vista ecológico — a Volvo acaba de juntar mais uma fábrica neutra em carbono ao seu portfólio — como do ponto de vista financeiro, passando ao lado das guerras que estão a baixar as margens de vários construtores.

É que o Volvo EX30, apesar de ser o modelo elétrico mais pequeno e mais barato da marca (em Portugal os preços começam nos 37 894 €) é aquele que apresenta melhores margens. A marca sueca está a conseguir margens brutas entre 15 e 20% com o EX30, revelou a INSIDEEVS. Comparando com outras marcas, é um valor que é superior aquele que a Tesla e a Rivian estão a conseguir: 17,4% e 15%, respectivamente, no último trimestre de 2023.

A estratégia da Volvo

Em março a Volvo celebrou um marco histórico: acumulou um milhão de veículos 100% elétricos vendidos em todo o mundo. Um indicador importante uma vez que a marca sueca quer que, em 2025, 50% das suas vendas sejam compostas por modelos 100% elétricos.

Em 2030 este número deverá ser de 100%, altura em que vai sair das suas fábricas o último modelo com motor de combustão. Entretanto, a despedida dos motores Diesel já aconteceu.

Regressando ao curto-médio prazo, a Volvo vai assentar a sua estratégia nos já conhecidos EX30, EX40, EC40, EX90 e EM90. Em 2025 junta-se a estes modelos um novo elemento, ainda sem nome anunciado, que deverá ser o primeiro Volvo da história a ser produzido com recurso a injecção de metal líquido — vulgo mega casting — para fabricar partes do chassis.

Para quem não está familiarizado com esta técnica de produção, é a mesma que a Tesla está a aplicar no Model Y e que permitiu à marca americana reduzir substancialmente o tempo e o custo de produção. Em vez de várias peças de metal individuais serem soldadas para formar um único componente, com o mega casting o metal é injetado num molde formando de uma só vez a peça final.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Volvo P1800?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volvo P1800. O coupé sueco mais especial de sempre está de parabéns