Notícias Carrinha mais vendida do mundo não é aquela que está a pensar

Mercado

Carrinha mais vendida do mundo não é aquela que está a pensar

Os portugueses adoram carrinhas, mas a carrinha mais vendida do mundo nem sequer é vendida em Portugal. Saiba quais foram as 10 carrinhas mais vendidas do mundo.

© Subaru

Já foram as “rainhas do mercado”, mas as carrinhas na última década pouco ou nada conseguiram fazer face ao sucesso galopante dos SUV. Mas, em 2024, as vendas de carrinhas no mundo subiram. Não subiram muito, é certo — apenas 1% —, mas ainda assim foram vendidas 1,69 milhões de carrinhas (Fonte: JATO).

Talvez mais relevante seja o facto de 68% do total de vendas — mais de dois terços —, terem ocorrido na Europa e Turquia, onde se registou uma subida de 4% face a 2023.

Sabendo isso, seria de esperar que a carrinha mais vendida do mundo viesse da Europa. Afinal, quase uma em cada três carrinhas vendidas no mundo são do Grupo Volkswagen. Mas não… A carrinha mais vendida do mundo é japonesa e o seu maior mercado é… o norte-americano: Subaru Outback.

© Subaru A Subaru Outback foi a carrinha mais vendida em todo o mundo, com 210 mil unidades comercializadas.

Com um total de 210 mil unidades comercializadas, a Subaru Outback foi, pelo segundo ano consecutivo, a carrinha mais vendida em todo o mundo, tendo superado as vendas do ano anterior (2023) por 4200 unidades (+2%).

Mas deverá ser a última vez que veremos a carrinha da Subaru liderar esta tabela. Há uns meses o construtor japonês apresentou a nova geração do Outback e… deixou de ser uma carrinha. É agora, assumidamente, um crossover, sendo muito mais alto e deixou de derivar da berlina Legacy.

Logo abaixo, no segundo lugar mais alto do pódio, surge a nossa «velha» conhecida Skoda Octavia Break. Tem sido, há vários anos consecutivos, a carrinha mais vendida na Europa. Em 2024 repetiu a proeza, acumulando globalmente 146 mil unidades — mais 14% do que no ano anterior.

A encerrar o pódio, temos outra carrinha japonesa, a Toyota Corolla Touring Sports. Vendeu um total de 123 mil unidades, o que representou um incremento de 12% face a 2023.

As 10 carrinhas mais vendidas do mundo em 2024

Depois destas três carrinhas, o Top 10 tem uma série de modelos bem conhecidos do mercado português: Dacia Jogger, Volkswagen Golf Variant, BMW Série 3 Touring, Volkswagen Passat Variant, Audi A4 Avant e Opel Astra Sports Tourer. Pode vê-las todas na galeria abaixo.

Se esteve a contá-las, reparou que falta uma. Não mencionámos, propositadamente, a nona carrinha mais vendida do mundo em 2024, porque merece uma atenção especial. É, sem dúvida, o elemento mais estranho neste Top 10, a Toyota ProboxToyota quê?

A Toyota Probox nasceu em 2002 como comercial ligeiro, mas ganhou desde cedo uma versão de passageiros Wagon, de cinco lugares. É uma espécie de antítese do carro moderno: foi concebida para ser o mais simples possível e garantir custos de utilização muito reduzidos. Uma abordagem que a Toyota voltou a perseguir mais recentemente com a pick-up Hilux Champ.

Ao fim de 23 anos de vida, a Probox só conheceu duas gerações e mesmo assim, a Toyota só mudou o estritamente necessário para ficar em conformidade com os regulamentos, tendo mantido na geração atual muitas partes da primeira geração. A Mazda vende um clone da Probox, chamado de Familia Van.

Toyota Probox Van, frente 3/4
Não é amor à primeira vista, mas os atributos da Toyota Probox de simplicidade e custos reduzidos têm garantido uma carreira de sucesso, que já se prolonga por duas décadas.

Novo fôlego na China?

A pressão comercial dos SUV sobre as carrinhas tem levado até algumas marcas a desistir das carrinhas, anunciando o seu fim. Esses anúncios têm vindo até de marcas que são historicamente reconhecidas pelas suas carrinhas, como a Volvo e a Mercedes-Benz.

Há, contudo, um sinal de esperança e vem do local menos esperado: a China. O mercado chinês está a transformar-se no último reduto para algumas das tipologias automóveis que deixaram de ter expressão na Europa e, em parte, na América do Norte.

A China é o mercado automóvel onde os MPV florescem, sendo agora veículos de luxo, e é o maior mercado mundial para as berlinas tradicionais de três volumes e quatro portas. Agora poderá ser o próximo grande mercado para as carrinhas.

NIO ET5 Touring em pista
© NIO A ET5T é a carrinha elétrica da NIO e está disponível também na Europa.

O interesse está a crescer e as marcas chinesas estão a entregar. Marcas como a NIO, BYD, Zeekr ou a Wuling já adicionaram carrinhas às suas gamas.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência da Audi RS2 Avant?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

As carrinhas desportivas mais radicais de sempre: Audi RS2