Notícias Cuidado, Type R! Mégane RS Trophy quer recuperar a coroa do Nürburgring

Recorde

Cuidado, Type R! Mégane RS Trophy quer recuperar a coroa do Nürburgring

Menos de um ano após o novo Honda Civic Type R ter fixado recorde da volta mais rápida a Nürburgring, eis novo candidato: o Renault Mégane RS Trophy.

Renault Mégane RS

Já disponível no mercado nacional, o novo Renault Mégane RS procura reforçar, desde já, as suas credenciais, juntando ao currículo algumas referências de respeito.

Concorrente num segmento onde sobressaem propostas como o Volkswagen Golf GTI, o SEAT Leon Cupra ou o Honda Civic Type R, este último atualmente numa verdadeira demanda pelos recordes da volta mais rápida para automóveis apenas de tração dianteira nos principais circuitos, o Mégane RS decidiu pôr mãos à obra. Com o objetivo de, pelo menos, recuperar um título que já foi seu: o de detentor da volta mais rápida ao traçado de Nürburgring.

Mais potência, ainda melhores argumentos

Para tal, os engenheiros da Renault em variante mais potente,: o Mégane RS Trophy. Versão cujo quatro cilindros de 1.8 l não deverá debitar menos de 300 cv, além de contar com um chassi mais evoluído, e todos os restantes argumentos do modelo regular — quatro rodas direcionais, diferencial autoblocante e até… a sonoridade artificialmente melhorada do motor.

Renault Mégane RS Trophy testes

 

Além destes atributos, o Mégane RS Trophy deverá apresentar igualmente rodas (ainda) mais largas, discos de travão maiores, um pack aerodinâmico revisto e melhor arrefecimento do motor e travões, mas também um interior mais despido — peso oblige

RELACIONADO: Ao volante do novo Renault Mégane RS. Temos máquina

Uma dúvida chamada transmissão

Dúvidas, neste Renault Mégane RS Trophy, apenas quanto à transmissão. Já que o construtor não revelou ainda se o modelo manterá, a exemplo da versão regular, a possibilidade de optar entre a caixa manual de seis velocidades e a de dupla embraiagem, também de seis relações, ou se, trará apenas uma opção — a acontecer esta última hipótese, a escolha deverá recair na EDC, mais “amiga” dos recordes .

RELACIONADO: Glórias do Passado. Renault Mégane R.S. R26.R, o mais radical

Ensaios já começaram

Entretanto e com os rumores a apontarem para um lançamento ainda este ano, é de esperar que a Renault parta ao assalto do recorde da volta mais rápida para carros de tração dianteira, em Nürburgring. Sendo que, neste momento, fotos-espia já divulgadas confirmam que os engenheiros da marca do losango já fazem testes na pista alemã.

Garantido, no entanto, está o seguinte: se quiser mesmo recuperar o recorde que pertenceu ao seu antecessor, o novo Mégane RS Trophy vai ter de conseguir fazer melhor que os 7min43,8s  obtidos pelo atual detentor, o Honda Civic Type R, e muito melhor que o anterior Mégane RS Trophy-R, que se despediu com o tempo de 7min54,36s. Mas, também, “só” tinha 275 cv de potência…

Sabe esta resposta?
Qual a outra empresa que está envolvida com a Audi no projeto dos táxis aéreos?