Notícias Fica a saber tudo sobre o MAT Stratos

Salão de Genebra 2018

Fica a saber tudo sobre o MAT Stratos

Ícone renascido, o novo MAT Stratos foi apresentado em Genebra. Não como Lancia, mas com muito de Ferrari. Produção limitada a não mais que 25 unidades.

MAT Stratos

Originalmente pensado especificamente para a competição, mais concretamente para os ralis, enquanto Lancia Stratos HF, um novo Stratos acaba de vir ao mundo no 88.º Salão Automóvel de Genebra. Construído agora pela Manifattura Automobili Torino (MAT) e tendo como base a mecânica do Ferrari 430 Scuderia.

Proposto em três versões distintas — Road, GT Rally e Safari —, o MAT Stratos implica que qualquer interessado em possuir uma das 25 unidades a serem construídas, possua ou adquira primeiro, no mercado de segunda mão, um Ferrari 430 Scuderia, o qual será depois entregue à MAT para ser transformado num novo Stratos.

Recorde-se que o projeto deste novo Stratos foi inicialmente apresentado em 2010 pelo multimilionário Michael Stoschek, com o design e desenvolvimento a serem obra da Pininfarina. Uma única unidade foi construída, com base num 430 Scuderia. Contudo, as objeções da Ferrari ao projeto, acabaram levando à suspensão dos planos da produção de uma pequena série.

MAT Stratos

V8 com 540 cv garante 0 aos 100 km/h em 3,3s

O novo MAT Stratos terá por base o mesmo motor do Ferrari, um oito cilindros em V, 4.3 litros, a debitar qualquer coisa como 540 cv às 8200 rpm e 519 Nm de binário às 3750 rpm. Valores que permitem anunciar um rácio peso-potência de 2,3 kg/cv.

Em termos de prestações, o novo Stratos promete, graças também à inclusão de uma caixa sequencial de seis velocidades, uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,3s, dos 0 aos 200 km/h em 9,7s e uma velocidade máxima de 330 km/h.

Lancia Stratos
O original Lancia Stratos ainda assim, rouba todas as atenções!

A capacidade de travagem é tão ou mais impressionante do que a aceleração: apenas 2,2s dos 100 aos 0 km/h. Consequência da opção por discos de travão em carbono, de 398 mm à frente e de 350 mm atrás, com seis pistões por pinça na dianteira e quatro nas rodas traseiras.

Face ao Ferrari 430 Scuderia que lhe serve de base, o novo Stratos tem distância entre eixos encurtada em 200 mm, além de apresentar um vão dianteiro mais curto e com o radiador em posição diferente. Promete ser ainda mais ágil em estradas particularmente sinuosas, garantiu o CEO da MAT, Paolo Garella.

Novo Lancia Stratos, 2010
RELACIONADO: Fim da linha para a Lancia.

MAT já contabiliza mais de uma dúzia de interessados

Ainda segundo o carroçador italiano, que nos últimos anos tem vindo a colaborar com pequenos fabricantes de superdesportivos como a Apollo Automobili ou a Scuderia Cameron Glickenhaus, existem já mais de uma dúzia de interessados neste novo Stratos. Os quais terão, no entanto, de pagar em preço mínimo de 500 mil euros pela transformação… mais o valor gasto no 430 Scuderia!

 

A NÃO PERDER: Todas as novidades do Salão de Genebra 2018 de A a Z

Subscreve o nosso canal de YouTube, e acompanha os vídeos com as novidades, e o melhor do Salão de Genebra 2018.

Sabe esta resposta?
Qual a potência anunciada pelo Renault ZOE R110 apresentado em Genebra?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault ZOE R110. O pequeno elétrico recebe mais potência em Genebra