Notícias Estudo diz que Fangio foi o melhor piloto de F1 de todos os tempos

Fórmula 1

Estudo diz que Fangio foi o melhor piloto de F1 de todos os tempos

O histórico piloto argentino, Juan Manuel Fangio, lidera a lista dos 10 melhores pilotos de sempre, elaborada por um conjunto de investigadores britânicos.

Juan Manuel Fangio

Qual o melhor piloto de sempre de Fórmula 1? Esta é a velha pergunta que gera a discussão entre os adeptos da prova rainha do automobilismo. Uns dizem que foi Michael Schumacher, outros insistem que foi Ayrton Senna, outros ainda dizem que foi Juan Manual Fangio, bem… há preferências para todos os gostos.

Mas para decidir de uma vez por todas quem foi verdadeiramente o piloto mais talentoso de sempre, com base em factos e informações concretas, Andrew Bell, da Universidade de Sheffield, e James Smith, Clive Sabel e Kelvyn Jones, da Universidade de Bristol, juntaram-se para elaborar uma lista que reúne os 10 melhores pilotos de sempre.

Mas como se pode responder a essa pergunta se os resultados das corridas dependem também da qualidade do motor, pneus, equilíbrio dinâmico e mesmo da competência da equipa?

Os investigadores britânicos desenvolveram um sistema de análise estatística que permite fazer comparações entre os melhores pilotos em iguais circunstâncias, independentemente das características técnicas do carro, do circuito, das condições meteorológicas ou do calendário de provas. Para isso, o grupo de investigadores analisou todas as corridas do Campeonato Mundial de Fórmula 1 realizadas entre 1950 (ano inaugural) e 2014. Estes foram os resultados:

Os 10 melhores pilotos F1 de todos os tempos

  1. Juan Manuel Fangio (Argentina)
  2. Alain Prost (França)
  3. Jim Clark (Grâ-Bretanha)
  4. Ayrton Senna (Brasil)
  5. Fernando Alonso (Espanha)
  6. Nelson Piquet (Brasil)
  7. Jackie Stewart (Grâ-Bretanha)
  8. Michael Schumacher (Alemanha)
  9. Emerson Fittipaldi (Brasil)
  10. Sebastian Vettel (Alemanha)