Notícias Marsien. “Super 911” para as dunas é um dos Porsche mais radicais de sempre

Limitado a 40 exemplares

Marsien. “Super 911” para as dunas é um dos Porsche mais radicais de sempre

Marc Philipp Gemballa seguiu as pisadas do pai e criou o Marsien, um todo o terreno que tem por base o poderoso Porsche 911 Turbo S.

Gemballa Marsien 11

O mítico nome “Gemballa” está de volta e logo com uma criação capaz de deixar rendido qualquer fã de automóveis. Denominado Marsien, é inspirado no Porsche 959 que venceu o Rally Dakar em 1986 e é, ao mesmo tempo, um dos 911 mais selvagens de sempre.

Criado por Marc Philipp Gemballa, que nada tem a ver com a preparadora Gemballa criada pelo seu pai, Uwe Gemballa, este “super 911” foi batizado com o nome (em francês) do Planeta Vermelho (Marte), inspirado pelas dunas “marcianas” do deserto dos Emirados Árabes Unidos, onde foi desenvolvido.

Marc Philipp tem como objetivo dar continuidade ao legado do seu pai e resolveu estrear-se nestas “andanças” com um “todo o terreno” criado a partir de um 911 Turbo S (992).

A NÃO PERDER: PORSCHE 911 TURBO S (650cv). Supercarro para TODOS OS DIAS, há melhor?
Gemballa Marsien 7

A carroçaria, desenhada por Alan Derosier, é construída na íntegra em fibra de carbono, sendo que os únicos elementos exteriores do 911 Turbo S que foram conservados são os vidros e os faróis dianteiros. Tudo o resto é novo.

O desenho futurista é dominado quase por completo pelas cavas das rodas muito alargadas, pela enorme entrada de ar no capô e claro, pela asa traseira integrada.

Gemballa Marsien 8

Todos estes elementos nos remetem de imediato para o Porsche 959, um dos supercarros mais importantes dos anos 1980 e um rival absoluto do mítico Ferrari F40. Mas aqui, tudo foi feito e pensado para uma utilização “todo o terreno”.

Marc Philipp Gemballa juntou-se à KW para desenvolver uma suspensão específica que pode ser controlada eletronicamente e que permite modificar a altura ao solo do Marsien, que varia entre os 120 mm (na posição mais baixa) e os 250 mm.

LEIAM TAMBÉM: Saudades do Porsche 911 Safari? Vejam só o que a Singer criou

Mas o maior trunfo deste Marsien é mesmo o motor, um bloco de seis cilindros opostos com 3.8 litros de capacidade modificado pela RUF que está disponível com dois níveis de potência: 750 e 830 cv (e 930 Nm).

Gemballa Marsien 4

Na versão mais potente o boost de potência é garantido através da reprogramação dos dois turbos, sendo que a transmissão PDK de oito velocidades teve de ser reforçada para suportar este aumento (mais 180 cv e 130 Nm) face ao 911 Turbo S (992) de série.

Já o sistema de escape é em titânio, foi especialmente desenhado pela Akrapovic e surge perfeitamente integrado no para-choques traseiro.

Gemballa Marsien 6

Tudo em torno do Marsien impressiona e os registos anunciados não podiam ser diferentes: 330 km/h de velocidade máxima e 0 aos 100 km/h em 2,6s. Contudo, estes números só são alcançados com pneus de estrada “calçados”. Com os pneus todo o terreno do pack (opcional) off-road a velocidade máxima fica limitada aos 210 km/h.

A NÃO PERDER: Novo Porsche 911 Safari a caminho? Fotos-espia “apanham” protótipo

E o preço?

O Marsien terá uma produção muito exclusiva, limitada a apenas 40 unidades (mais de metade já estão vendidas), sendo que cada uma terá um preço base de 495 000 euros.

E tudo isto antes de contabilizar os impostos e antes de somar o preço do carro dador, o Porsche 911 Turbo S, que no mercado português arranca nos 270 597 euros.

Sabe esta resposta?
Em que ano apareceu o primeiro Porsche 911 GT3?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Porsche 911 GT3, o alvo a abater
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Porsche 911 GT3, o alvo a abater