Notícias Depois da petição a manifestação. Portugueses contra o novo IUC

Manifestação

Depois da petição a manifestação. Portugueses contra o novo IUC

As redes sociais têm sido o escape do descontentamento dos portugueses relativamente ao novo IUC. "O próximo passo é a manifestação", lê-se.

Carros na estrada
© Razão Automóvel

Há quem esteja a mudar o planos para o fim de semana de 5 de novembro. O motivo é manifestação nacional contra o IUC que está a ganhar momento nas redes sociais.

Depois da petição que já conta com mais de 200 mil assinaturas, “a mobilização ordeira e responsável é o passo natural”, afirmou Hugo Reis, um dos responsáveis por esta iniciativa cujo nome é STOP IUC! Manifestação Nacional em declarações à Razão Automóvel.

© STOP IUC!

Os motivos apresentados pela organização desta manifestação apontam em diversos sentidos: “não é apenas uma questão económica, é também uma questão de justiça social. Por definição, um imposto é um mecanismo de redistribuição de riqueza e está a ser usado de forma inversa. Adicione-se a isto os custos galopantes dos combustíveis, da habitação e dos bens em geral e é sufocante”, afirmou.

Mobilização a nível nacional

Para Hugo Reis este “é o momento para exercermos os nossos direitos de cidadania. Protestar nas redes sociais, perante aumentos superiores a 400% no IUC, não é suficiente”.

O objetivo da STOP IUC! Manifestação Nacional é mobilizar os portugueses insatisfeitos com o novo IUC para comparecerem na câmara municipal de muitas capitais de distrito “de norte a sul do país, para um protesto ruidoso, mas, sobretudo, responsável e pacífico”.

Muitos portugueses não têm carros velhos porque querem, é porque não podem comprar mais recentes.

Hugo Reis, STOP IUC! Manifestação Nacional

O horário previsto para a manifestação é “entre as 15h00 e as 18h00. Estamos a nomear responsáveis pelas principais capitais de distrito e a comunicar os detalhes através da nossa página no Facebook”.

Contactada pela Razão Automóvel, fontes da PSP afirmam ainda não ter conhecimento oficial desta iniciativa, ao que a organização responde que “essa comunicação será feita em tempo útil”.