Notícias Lotus Exige Cup 430. O mais potente de sempre

Já disponível para encomenda

Lotus Exige Cup 430. O mais potente de sempre

Agora já com sotaque chinês, a britânica Lotus começa, pouco a pouco, a dar novos sinais de vida. Desta feita, com o Exige mais potente de sempre!

Hoje em dia propriedade dos chineses da Geely, o pequeno fabricante britânico de desportivos Lotus Cars acaba de dar a conhecer o mais venenoso Lotus Exige de sempre – o Cup 430. O carro que, garante o CEO da marca, Jean-Marc Gales, “desde sempre desejámos construir e com que, estamos certos, qualquer entusiasta da Lotus ficará deliciado”.

Depois da apresentação do Elise Cup 260 e do Evora GT430, as duas últimas edições especiais, a Lotus coloca agora a fasquia mais alta também na gama Exige, com o lançamento de uma versão que, embora tendo por base o mesmo V6 3,5 litros made by Toyota que impulsiona o Exige 380, garante um substancial acréscimo de potência. Mais precisamente, 430 cv, ou seja, um aumento de 55 cv face à versão standard. Acompanhada igualmente de mais binário — 440 Nm no total.

Lotus Elise

Um Lotus Exige que faz 3,2s dos 0 aos 100 km/h

Equipado de série com uma caixa manual de seis velocidades, o Lotus Exige Cup 430 anuncia ainda acelerações dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,2 segundos, para fixar como velocidade máxima os 290 km/h. Também aqui, um aumento de 16 km/h, face à versão standard.

Relacionado: Lotus SUV. Será este o futuro SUV da marca?

Já em termos exteriores, a nova série especial exibe um novo kit aerodinâmico, do qual fazem parte, entre outros, um novo splitter dianteiro, novas grelhas frontais e uma enorme asa traseira, e que, em conjunto, garantem uma downforce de 220 kg. Isto, numa proposta que, mercê da opção por uma carroçaria em fibra de carbono, não pesa mais que 1.056 kg. Com o contacto com o piso a fazer-se através de jantes em liga leve que tanto podem ser de cor vermelha, como preta ou prata, revestidas por pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, com medidas 215/45 ZR17 no eixo dianteiro e 285/30 ZR18 nas rodas traseiras.

Lotus Exige

O mais rápido de sempre em Hethel

Também como cartão de visita, o Lotus Exige Cup 430 anuncia uma volta ao circuito de Hethel em apenas 1m24,8s, tempo que faz desta nova proposta da marca britânica a mais rápida de sempre neste circuito histórico — mais rápido, inclusivamente, que o Lotus 3-Eleven!

Por outro lado e ao contrário das mais recentes séries especiais, o novo Exige Cup 430 promete não ser tão exclusivo quanto estas, podendo, inclusivamente, ser encomendado desde já, com preços a partir das 99,800 libras no Reino Unido, 127.500€ na Alemanha e 128.600€ em França. Já para Portugal, onde não existe importador oficial, desconhecem-se os preços.

Lotus Exige
Sabe esta resposta?
Qual é o nome do Toyota que emite água pelo escape?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o Toyota Mirai. O carro que emite «água» pelo escape