Notícias Volvo vai limitar os seus carros a 180 km/h. E os Polestar também?

Segurança

Volvo vai limitar os seus carros a 180 km/h. E os Polestar também?

Depois do anúncio da Volvo, muitos se questionaram se iriam também limitar os Polestar a 180 km/h. Agora já sabemos a resposta a essa pergunta.

Polestar 2
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Na início desta semana, a Volvo “chocou” o mundo automóvel ao ter informado que a partir do próximo ano todos os seus modelos vão ter a velocidade máxima limitada a 180 km/h. Quase de imediato, houve uma pergunta que se começou a colocar no mundo automóvel: será que também iriam limitar os Polestar a 180 km/h?

A dúvida não pairou muito tempo no ar. Em declarações prestadas ao site CNET Roadshow à margem do Salão de Genebra 2019o CEO da Polestar, Thomas Ingenlath, afirmou que a marca que dirige não planeia seguir o exemplo da Volvo, afirmando que “obviamente que não faremos isso, e isso é um ótimo diferenciador da marca (Volvo)”.

Thomas Ingenlath acrescentou ainda que a marca não pretende “ditar a velocidade a que o condutor deve circular”. Ainda a propósito deste assunto, o CEO da Polestar aproveitou para referir que no mundo dos carros elétricos, a velocidade máxima acaba até por ser menos importante que o tempo dos 0 aos 100 km/h.

VÊ TAMBÉM: Como transformar o primeiro Classe C no novo
Polestar 2
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Porquê limitar a velocidade máxima?

A razão pela qual a Volvo pretende limitar a velocidade máxima dos seus modelos a 180 km/h é simples. A marca sueca tem como objetivo que em 2020 não haja nenhuma fatalidade ou ferido grave num dos seus modelos e afirma que a limitação da velocidade máxima é uma das formas de o conseguir, com a medida a inserir-se no programa Vision 2020.

A verdade é que, por muito estranha que a ideia nos pareça, na maioria das estradas (com exceção das autobahn e até isso pode vir a mudar) os limites de velocidade impostos são muito inferiores aos 180 km/h que a Volvo quer impor. Faz sentido?

ESPECIAL: Todas as novidades do Salão de Genebra 2019 estão aqui

Sabe esta resposta?
Qual é o binário do Polestar 1?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Polestar 1. O primeiro modelo da Polestar finalmente ao vivo