Notícias Lançamento da Polestar em França travado pela Citröen

Mercado

Lançamento da Polestar em França travado pela Citröen

O lançamento da Polestar no mercado francês foi travado pela Citroën. E até o site da marca está bloqueado naquele país. Descobre o porquê neste artigo.

Logótipos Citroën, Polestar, DS Automobiles

Um processo interposto em tribunal pela Citroën veio bloquear o lançamento da Polestar no mercado francês, tudo devido ao logótipo da marca escandinava.

A Citroën considera o logótipo da Polestar excessivamente parecido com o seu e também com o da DS e por isso mesmo decidiu adotar a via judicial para retificar essa situação.

A ideia da Citroën avançar para os tribunais terá surgido depois de diversos comentários na internet terem apontado as supostas semelhanças entre os logótipos das três marcas, tendo o processo sido instaurado em julho de 2019.

VÊ TAMBÉM: Polestar 2 Performance Pack (408 cv). Testámos em Portugal o rival do Tesla Model 3
Polestar 2

A 4 de junho deste ano a marca francesa viu um tribunal de Paris dar-lhe razão parcial, já que, apesar do tribunal ter dito que o logótipo da Polestar era distinto relativamente ao da Citroën e ao da DS e dificilmente seria confundido, a verdade é que é composto por dois elementos com forma idêntica aos “chevrons” (ainda que dispostos de forma distinta). E se há marca que é conhecida por ser a marca dos (duplos) “chevrons” é a Citroën.

Por isso, o tribunal considerou que a Polestar poderia beneficiar, ainda que indiretamente, da fama/imagem dos “chevrons” da Citroën. Pelo que também afirmou o seguinte no acórdão: “A empresa POLESTAR PERFORMANCE prejudicou a reputação das marcas francesas n.º 3422762 e n.º 3841054 das quais a empresa AUTOMOBILES CITROËN é proprietária”.

Em Portugal, a Polestar ainda não está disponível mas os motivos são outros. Confere neste vídeo:

As consequências da decisão

O tribunal decretou o pagamento por parte da Polestar de 150 mil euros em danos causados à Citroën. Mas há mais. Além de bloquear ou pelo menos atrasar o lançamento da Polestar no mercado francês, esta decisão judicial proíbe a marca escandinava de usar o seu logótipo a partir dos três meses subsequentes à decisão, proibição que se prolongará por um período de seis meses em território francês. A tudo isto junta-se ainda o bloqueio do site da marca em território francês.

De acordo com a publicação gaulesa L’Automobile, quem tenta aceder ao site da Polestar em França é “presenteado” com a seguinte mensagem:

O acesso ao site da Polestar não é acessível ao público francês devido a restrições territoriais ao uso das marcas francesas n.º 016898173 e n.º 01689532.

Para já, ainda não sabemos em que solução a marca sueca estará a trabalhar para resolver este problema. O que sabemos é que enquanto este se mantiver será difícil desbloquear o lançamento da Polestar em França.

Símbolo DS
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel
VÊ TAMBÉM: Citroën. O logótipo que vem diretamente da Polónia

Fontes: L’Automobile, Auto Motor und Sport.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Citroën XM Multimedia?