Notícias O que torna estes três Koenigsegg mais especiais que os outros?

Carbono

O que torna estes três Koenigsegg mais especiais que os outros?

Até hoje, apenas três Koenigsegg foram construídos com o acabamento de fibra de carbono exposta identificado pelo acrónimo KNC.

Koenigsegg One:1, Regera e Jesko com portas abertas
© Koenigsegg / Instagram

Basta olhar para qualquer um dos automóveis produzidos pela marca de Christian von Koenigsegg para perceber que se trata de obras de engenharia muito especiais.

No entanto, tal como em tantos outros casos, há uns que conseguem ser ainda mais especiais do que outros. Como no caso destes três exemplares que incluem a sigla KNC, de Koenigsegg Naked Carbon, que é um acabamento específico para os painéis da carroçaria.

© Koenigsegg / Instagram

Até hoje, apenas foram produzidas três unidades com esta opção, que se juntaram para uma sessão fotográfica pouco comum.

Carroçaria em fibra de carbono é algo que já não parece assim tão exclusivo, certo? Afinal, todos os Koenigsegg a têm. O que destaca, afinal, estes três exemplares?

Habitualmente, o acabamento dado à fibra de carbono é brilhante, consequência da camada de resina colocada sobre os painéis. O acabamento KNC distingue-se por não ter brilho e dar o acabamento desejado da fibra de carbono nua.

Por isso, aqui, o acabamento passa por retirar material (a camada de resina) e não adicionar. Após os painéis da carroçaria estarem terminados, são lixados manualmente para eliminar essa camada de resina.

Só assim consegue este acabamento com muito menos brilho, sem qualquer outro tipo de acabamento, revelando com grande clareza o padrão característico da fibra de carbono.

Trindade de carbono

Além de dar um acabamento único é também bastante exclusivo — único no mercado, segundo a marca —, mesmo entre os Koenigsegg. Foram precisos vários anos para chegar a este tipo de acabamento e o primeiro a receber o Koenigsegg Naked Carbon foi um Regera, em 2018.

Depois disso, seguiu-se um ainda mais exclusivo Koenigsegg One:1 e, mais recentemente, um Jesko. Neste caso um Jesko “Attack”, desenvolvido para oferecer um melhor desempenho em circuito e que inclui soluções de aerodinâmica ativa.

Nesta unidade, além da carroçaria KNC, o seu proprietário também optou por incluir alguns detalhes num tom vermelho mais vivo. Entre eles, o logótipo da marca, o símbolo «fantasma», as pinças de travão e outros detalhes junto dos espelhos retrovisores.