Notícias Kia Stonic. As primeiras imagens do novo rival do Juke e Captur

Revelado

Kia Stonic. As primeiras imagens do novo rival do Juke e Captur

A Kia apresentou esta terça-feira em Amesterdão o novo Stonic. Um modelo que deverá chegar a Portugal em outubro.

O segmento B SUV está ao rubro. Uma semana depois da apresentação do surpreendente Hyundai Kauai, a segunda marca do Grupo Hyundai apresentou também a sua proposta, o Kia Stonic. Num segmento que já vale 1.1 milhões de unidades (e que continua a crescer), este modelo terá pela frente rivais como o Nissan Juke, Renault Captur, Peugeot 2008 ou o Mazda CX-3.

Como tal, trata-se de um modelo determinante na estratégia da marca sul-coreana, posicionando-se abaixo do Sportage e ao lado do Soul em termos de gama. No meio desta pequena «revolução» dentro da família Kia, quem tem os dias contados é o monovolume compacto Venga – que segundo a própria marca não deverá conhecer um sucessor.

Regressando ao novo Kia Stonic, quem ainda se recorda do Kia Provo, um protótipo lançado no Salão de Genebra de 2013, não ficará surpreendido com o design.

Desenhado na Europa em estreita colaboração com o centro de design da Kia na Coreia do Sul, o Kia Stonic nasce da mesma plataforma do utilitário Kia Rio – ao contrário do Hyundai Kauai que estreia uma plataforma totalmente nova. Face ao Rio, o Stonic apresenta uma altura ao solo mais elevada e um design totalmente diferenciado, apesar de manter os «ares de família» da marca. Segundo a Kia, o Stonic é o modelo mais personalizável da história da marca, com 20 combinações de cores disponíveis.

RELACIONADO Kia nunca vendeu tanto na Europa (e em Portugal)

O nome “Stonic” combina as palavras “Speedy” e “Tonic”, numa referência a dois termos utilizados em escalas musicais.

As possibilidades de personalização transitam também para o interior, onde encontramos o sistema de infoentretenimento de última geração da Kia, com um ecrã tátil que reúne em si as principais funções – sistemas de conectividade Android Auto e Apple Car Play não poderiam faltar.

Quanto à habitabilidade, a Kia promete espaço na zona dos ombros, pernas e cabeça acima da média do segmento. A bagageira conta com 352 litros de capacidade.

O leque de motorizações é composto por três opções a gasolina – 1.0 T-GDI, 1.25 MPI e 1.4 MPI – e uma Diesel com 1.6 litros. O novo Kia Stonic tem lançamento previsto para o mercado nacional em outubro.

Sabe esta resposta?
O novo Kia Stinger é o Kia mais rápido de sempre. Quanto tempo demora dos 0-100 km/h?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Novo Kia Stinger supera as previsões: 4.9 segundos dos 0-100 km/h