Notícias Suíça vai começar a instalar painéis solares nas linhas de comboio

Energia

Suíça vai começar a instalar painéis solares nas linhas de comboio

A Sun-Ways quer revolucionar as linhas de comboio e instalar painéis solares em toda a ferrovia. Projeto piloto vai arrancar na Suíça.

Painéis solares entre carris da linha de comboio
© Sun-Ways

A Sun-Ways, uma startup helvética, quer revolucionar os caminhos de ferro ao instalar painéis solares nas linhas de comboio da Suíça. O objetivo? Produzir mais energia limpa.

Os painéis fotovoltaicos são instalados entre os carris e a Sun-Ways vai começar a testar esta solução — ainda numa fase piloto — já no próximo mês de maio, numa secção perto da estação de Buttes, no cantão de Neuchâtel, na Suíça.

Vista aproximada de vagão a colocar painéis solares na linha de comboio
© Sun-Ways Os painéis solares podem ser retirados sempre que seja necessário fazer manutenção da linha

Como funciona?

A ideia base não podia ser mais simples: instalar painéis solares entre os carris das linhas de comboio. Estes painéis são pré-montados numa fábrica e para os colocar entre os carris é usado um comboio com vagões especiais, que os «desenrola» quase como se de um tapete se tratasse.

E sempre com a vantagem de que a qualquer momento o processo pode ser revertido. Ou seja, os painéis podem ser retirados de maneira a que a secção da linha em causa possa receber os habituais trabalhos de manutenção.

E esse detalhe é mesmo algo que esta empresa suíça considera ser único, uma vez que existem outras soluções semelhantes no mercado que interferem diretamente com as necessidades de manutenção das infraestruturas ferroviárias.

A Sun-Ways vai mais longe e destaca outras duas vantagens do seu sistema: não interferir com a paisagem e aproveitar uma área que de outra forma não teria qualquer tipo de utilidade.

E os efeitos práticos?

Na teoria, o sistema da Sun-Ways não deixa margem para grandes dúvidas, mas na prática a startup também trouxe dados concretos para cima da mesa.

Comboio a colocar painéis solares na linha
© Sun-Ways

Neste capítulo, as ambições da Sun-Ways são quase tão grandes quanto os 5317 km de linha ferroviária que cobrem a Suíça. Se todos esses quilómetros fossem usados (as secções dentro de túneis teriam de ficar naturalmente fora desta equação) seria possível instalar uma área de painéis solares equivalente a 760 campos de futebol.

A Sun-Ways estima que a rede ferroviária da Suíça tenha potencial para vir a produzir 1 TWh de energia solar por ano, o suficiente para satisfazer cerca de 2% do consumo total de energia daquele país.

Objetivo é alargar projeto a outros países

O mercado helvético será prioridade para a Sun-Ways, mas esta startup já tem a internacionalização do projeto como grande objetivo, até porque existem cerca de 260 mil quilómetros de caminhos de ferro na Europa e aproximadamente 1,16 milhões de quilómetros em todo o mundo. A título de curiosidade, Portugal tem 3622 km de linhas ferroviárias (fonte: Pordata).

Resta apenas saber qual o custo desta transformação, uma informação que ainda não foi especificada pela Sun-Ways.

Fonte: Euronews