Notícias Brembo. Serão as pinças de travão com LED o futuro?

Inovação

Brembo. Serão as pinças de travão com LED o futuro?

A Brembo, uma das mais conceituadas marcas de sistemas de travagem, colocou luzes LED onde ainda ninguém se tinha lembrado, nas pinças de travão.

brembo-new-g-sessant

Na altura em que comemora o seu 60.º aniversário, a Brembo apresenta-nos a visão daquilo que poderá ser uma pinça de travão do futuro, decorada com luzes LED cuja tonalidade pode ser controlada através de uma app no smartphone.

Denominado New G Sessanta, esta pinça de travão concept já pode ser vista num vídeo divulgado pela marca italiana, ainda que seja apenas visto em motociclos.

Contudo, e em declarações à Motor1 Italy, um porta-voz da Brembo já confirmou que este conceito futurista também pode ser aplicado a automóveis.

A NÃO PERDER: Brembo Greentive prometem até menos 50% de emissão de partículas

Para que servem?

Para a fabricante italiana, estas pinças de travões iluminadas têm duas aplicações distintas: a primeira é puramente estética, já que o condutor pode escolher a cor que melhor se adequa ao seu automóvel; a segunda está relacionada com a segurança, já que podem funcionar como luzes de travão adicionais.

Esta última aplicação pode ser particularmente útil em cidade, para pedestres que estejam a abordar uma passadeira.

RELACIONADO: Travões a chiar? Não se preocupem, diz a Porsche

Design remonta a 1972

Apesar de ser uma ideia com os olhos postos no futuro, o design do New G Sessanta é inspirado na primeira pinça de travão da Brembo, criada em 1972 para motociclos.

Vai chegar ao mercado?

Estamos seguros de que haveria quem estivesse disposto a comprar esta solução futurista da Brembo já hoje, mas até ao momento não há qualquer confirmação de que a produção das pinças de travão New G Sessanta esteja nos planos da marca italiana.

Mas tal como sempre acontece com qualquer protótipo, tudo depende da reação do público ao produto. Se for positiva, pode ser o suficiente para colocar este New G Sessanta definitivamente no “radar” da Brembo.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Mercedes-Benz 190 (W201)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mercedes-Benz 190 (W201), antecessor do Classe C, celebra 35 anos