Notícias Lamborghini também empurra para a frente o lançamento do primeiro elétrico

Indústria

Lamborghini também empurra para a frente o lançamento do primeiro elétrico

Segundo afirmações de Stephan Winkelmann, diretor executivo da Lamborghini, este ainda não é o momento certo para lançar um elétrico.

Lamborghini Lanzandor concept frente 3/4
© Lamborghini

À semelhança do que está a acontecer com muitas outras marcas automóveis, como é o caso da Bentley, a Lamborghini também vai atrasar o lançamento do seu primeiro elétrico. Inicialmente previsto para 2028, este modelo só deverá ser lançado em 2029.

Segundo o diretor executivo da marca, Stephan Winkelmann, este não é o momento ideal para a eletrificação total no segmento dos automóveis desportivos. “Nós não achamos que 2029 seja tarde para lançar um automóvel elétrico. Para o nosso segmento, não achamos que o mercado esteja pronto em 2025 ou 2026”, avançou.

Apesar de todas as hesitações nos elétricos, a rival de sempre de Maranello, a Ferrari, mantém-se firme e vai lançar o seu primeiro modelo elétrico no primeiro trimestre do próximo ano.

Lamborghini Lanzador traseira
© Lamborghini O Lamborghini Lanzador antecipa o primeiro elétrico da marca.

Lamborghini Lanzador

Em 2023, a Lamborghini testou as águas em relação aos 100% elétricos quando revelou o Lanzador, um protótipo de um crossover elétrico, com apenas três portas, mas capaz de transportar até quatro passageiros (2+2).

O facto de ter mostrado um protótipo tanto tempo antes de o lançar como um modelo de produção, revela uma enorme cautela por parte da Lamborghini. Tendo em conta a distância temporal, a marca italiana não quer (e não pode) correr riscos em alienar os clientes habituais e não se pode dar ao luxo de falhar com aquele que será o quarto modelo da gama.

Para atenuar o choque de não termos um possante V8 ou V12, a Lamborghini dotou o Lanzador de muita potência: mais de 1000 kW ou 1360 cv foi o anunciado na altura, entregues por dois motores elétricos (um por eixo).

Para além disto, este «Super GT» — a forma como a Lamborghini o descreveu — deverá contar com elementos aerodinâmicos ativos, suspensão pneumática e com quatro rodas direcionais.

Com a data de lançamento a ser atrasada para 2029, certamente o Lanzador de produção deverá sofrer muitas alterações, tanto a nível visual, como mecânico e técnico — a tecnologia elétrica continua a evoluir a um passo acelerado.

Fonte: Reuters

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro modelo da Lamborghini?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ferruccio vs Enzo: as origens da Lamborghini
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ferruccio vs Enzo: as origens da Lamborghini