Notícias Stellantis e CATL anunciam milhares de milhões para fábrica de baterias espanhola

Indústria

Stellantis e CATL anunciam milhares de milhões para fábrica de baterias espanhola

A Stellantis e a chinesa CATL vão construir uma fábrica de baterias LFP em Saragoça, Espanha, com o objetivo de reforçar a produção.

Maxime Picat, Chief Global Purchasing & Supply Chain Officer da Stellantis e Tan Libin, chief customer officer e co-president of market system da CATL
© CATL

A Stellantis, construtor automóvel europeu, e a CATL, fabricante chinesa de baterias, anunciaram um investimento conjunto de 4,1 mil milhões de euros para construir uma fábrica de baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) em Saragoça, Espanha. A produção está programada para começar no final de 2026.

As novas instalações poderão atingir uma capacidade máxima de até 50 GWh, dependendo da evolução do mercado de elétricos na Europa e do apoio contínuo das autoridades espanholas e da União Europeia (UE), avançaram as empresas em comunicado.

A CATL já tem duas fábricas de baterias na Alemanha e na Hungria que já se encontram operacionais. A unidade espanhola vem reforçar esta capacidade.

Com este investimento, a joint venture 50/50 pretende impulsionar a oferta de baterias LFP da Stellantis, permitindo uma maior oferta de elétricos. Sendo que, no final de 2023, a Stellantis já tinha anunciado um Memorando de Entendimento com a CATL para o fornecimento de baterias LFP às suas fabricantes europeias.

Investimentos em baterias

A Stellantis tem sido um dos fabricantes automóveis que mais tem investido no desenvolvimento de baterias, sendo um dos principais investidores na ACC (Automotive Cells Company), a joint venture de produção de baterias com a Mercedes-Benz e a Total Energies.

“A Stellantis está empenhada num futuro descarbonizado, adotando todas as tecnologias avançadas de baterias disponíveis para fornecer veículos elétricos competitivos aos nossos clientes.”

John Elkann, Presidente da Stellantis

Um dos objetivos deste Grupo é ser uma empresa com zero emissões líquidas de carbono até 2038.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Peugeot 106 Electric?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208