Notícias BYD quer enfrentar Bentley e Ferrari com nova marca de luxo

Indústria

BYD quer enfrentar Bentley e Ferrari com nova marca de luxo

A Yangwang, marca de luxo da BYD, vai estrear-se no mercado europeu com um SUV que flutua e um hipercarro elétrico que salta.

YangWang U8 - frente
© YangWang

A BYD tem uma marca de luxo, a Yangwang, e acabou de dar luz verde para vir para a Europa. A confirmação veio de Stella Li, vice-presidente executiva da BYD, em declarações à Autocar.

Chega já este ano e aponta à aristocracia europeia, tendo em mira marcas como a Bentley ou a Ferrari. Os dois modelos de maior destaque são o SUV U8, que consegue flutuar, e o hiperdesportivo U9, capaz de saltar.

Criada pela BYD em 2023, a Yangwang posiciona-se no topo da pirâmide tecnológica do grupo chinês. Abaixo da marca de luxo tem a recém-chegada Denza — marca premium que tem os alemães como principal alvo —, e na base está a própria BYD, como marca generalista.

Yangwang u0 no nurburgring, com discos em brasa
© BYD O Yangwang U9 tem andado a explorar as suas capacidades dinâmicas no exigente circuito de Nürburgring-Nordschleife.

Nenhum dos modelos é uma novidade absoluta, pois foram revelados em 2023 e já estão em comercialização na China.

O Yangwang U8 é um SUV gigante elétrico com extensor de autonomia. Tem um motor em cada roda e quase 1200 cv de potência máxima combinada. A bateria tem apenas 48 kWh, mas debaixo do capô está um motor a gasolina com 2,0 litros para gerar a energia necessária. O seu sistema de propulsão permite-lhe executar manobras únicas, como girar sobre o próprio eixo e até flutuar em situações de emergência.

Já o Yangwang U9 é um hipercarro elétrico, com pouco mais de 1300 cv. É um valor elevado o suficiente para anunciar uma aceleração 0-100 km/h em pouco mais de dois segundos e 391 km/h de velocidade máxima. O maior destaque é a suspensão ativa, capaz de fazer com que as quatro rodas deixem de estar em contacto com o piso.

Em ambos os casos, a plataforma utilizada é a nova e4 da BYD, que permite colocar um motor por roda — ambos os modelos têm quatro motores. Como acontece em tantos outros modelos da gigante BYD, os Yangwang recorrem à Blade Battery, de química LFP, também produzidas pelo construtor.

Entrada faseada na Europa já em 2025

A estratégia da Yangwang para a Europa prevê uma entrada pelos mercados mais desenvolvidos em termos de eletrificação. Numa primeira fase, está a Alemanha, a Noruega ou os Países Baixos, seguidos por França e pelo Reino Unido. Além do U8 e do U9, também a berlina U7 estará a caminho deste lado do globo, confirmou Stella Li.

A distribuição da Yangwang será efetuada através de uma rede paralela à principal da BYD. Uma decisão justificada pela vontade de preservar um posicionamento mais exclusivo, tanto ao nível da imagem como na experiência de cliente.

YangWang U8 - traseira
© YangWang O Yangwang U8 é um SUV elétrico com extensor de autonomia com perto de 1200 cv e um motor em cada roda.

Com a chegada da Yangwang à Europa, a BYD continua a avançar na sua missão de se tornar líder mundial na mobilidade elétrica, querendo demonstrar que está apta para competir em segmentos mais exigentes e emocionais do mercado automóvel.

Sabe esta resposta?
Quantas peças tem o Land Rover Defender Classic produzido pela Lego?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Land Rover Defender clássico está de volta com a Lego
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Land Rover Defender clássico está de volta com a Lego