Notícias Delicioso. Honda Urban EV Concept chega em 2019

Salão de Frankfurt 2017

Delicioso. Honda Urban EV Concept chega em 2019

O cativante e compacto Honda Urban EV Concept será o primeiro elétrico da marca na Europa, com lançamento anunciado para 2019.

Honda Urban EV Concept

O Mercedes-AMG Project One pode ser a estrela do Salão de Frankfurt, mas o simpático e cativante Honda Urban EV Concept está rapidamente a ganhar muitos adeptos. Antecipa um futuro modelo elétrico a ser lançado em 2019, mas o seu estilo é definitivamente retro, evocando as duas primeiras gerações do Honda Civic, lançadas em 1972 e 1979.

Compacto – mais curto 10 cm que o Honda Jazz -, o Urban EV, contrapõe ao ruído visual dos automóveis dos nossos dias, volumes, superfícies e gráficos simples e assertivos. Podemos colocar em causa a estratégia de apostar numa estética de clara influência retro para um carro que definirá tendências tecnológicas e de design para os futuros veículos elétricos da marca. Mas não podemos colocar em causa os resultados – o Urban EV está excelente.

Honda Urban EV Concept

O Honda Urban EV Concept é um dois volumes, com pilares A mais verticais do que é habitual e bastante finos – beneficiando a visibilidade -, com apenas duas portas. Estas são bastante compridas e abrem de forma invertida, com a charneira colocada ao longo do pilar B.

Frente e traseira são marcadas pela simplicidade das suas soluções. Ambas as extremidades contemplam uma secção de contornos rectangulares, que integra não só os grupos óticos – também eles de formas regulares -, como o espaço entre estes é ocupado por ecrãs que podem transmitir o mais variado tipo de informações. Desde o estado de carregamento da bateria, como informações aos outros condutores.

VEJAM TAMBÉM: Honda Civic recebe motor Diesel, mas só chega em março

O interior – com capacidade para quatro ocupantes – segue as premissas minimalistas do exterior. Definido por um painel de instrumentos que parece flutuar – acabado em madeira -, aloja a coluna de direção e um painel de instrumentos que não é mais que um ecrã que se estende a quase toda a largura. É complementado por outros nas portas que funcionam como espelhos retrovisores, através de câmaras digitais – o seu posicionamento, no entanto, não parece ser o melhor para a sua função.

Esta não é uma visão do futuro a longo prazo; a versão de produção deste carro estará aqui na Europa já em 2019.

Takahiro Hachigo, Presidente e CEO da Honda Motor Co.

A Honda não avançou com qualquer tipo de especificações, fosse a autonomia ou a capacidade das baterias. O Urban EV Concept é parte integrante da estratégia da Honda “Visão Elétrica”, destacando-se o desenvolvimento de uma plataforma dedicada. Baterias de alta densidade, gestão de aquecimento integrado e a evolução das funções de transferência de energia – tanto de como para o veículo -, são os principais focos de desenvolvimento.