Notícias Hilariante! Renault Twingo GT, a derradeira “drift machine”

Insólitos

Hilariante! Renault Twingo GT, a derradeira “drift machine”

Pode um Renault Twingo GT ser uma máquina de "drift"? Aparentemente sim e com resultados hilariantes, como podemos ver neste vídeo.

Renault Twingo GT drift Ver vídeo

Apenas 900 cm3, turbocompressor e 110 cv… Não parece prometedor para uma máquina de drift, mas o Renault Twingo GT tem motor atrás e tração traseira — partilha a sua base com os Smart fortwo e forfour —, pelo que, em teoria, tem os ingredientes certos para efetuar uns belos drifts.

Os ingredientes estão lá, mas é como se não estivessem. Porquê? Em nome da segurança e previsibilidade a Renault como que limitou todo o potencial dinâmico e de… diversão do seu pequeno, mas espevitado GT.

Não só o acerto dinâmico teve como objetivo atenuar tanto quanto pôde a natureza da sua arquitetura de um tudo atrás — este tração traseira chegou a ser acusado de subvirar em excesso… —, como as ajudas eletrónicas como o controlo de estabilidade, impossíveis de desligar, impediam aqueles momentos mais intensos de condução.

VÊ TAMBÉM: Renault Twingo Z.E. em vídeo. 5 coisas que precisas de saber
Renault Twingo GT drift

Seguro e previsível? Sem dúvida, mas também muito aborrecido, até por se tratar de um mini pocket rocket, naquele que poderia ser a mais interessante alternativa ao quase solitário Volkswagen up! GTI (um tudo à frente).

Bem, não que isso seja um impedimento para Piotr Wiecek, do canal Candy Machine. Ele viu o potencial do Renault Twingo GT: tração traseira e a capacidade de virar as rodas dianteiras 45º — tem o raio de viragem mais curto do mercado…

Como libertar o potencial latente do Renault Twingo GT como a derradeira máquina de drift? “Matar” as ajudas eletrónicas, pois está claro.

Em colaboração com uma preparadora, adicionaram um interruptor que, quando ligado, desliga todas as ajudas eletrónicas que impedem o Twingo GT de atitudes dignas de um hooligan… O resultado? Têm de ver o vídeo e as reações hilariantes e entusiasmo contagiante de Piotr Wiecek! Drifts, peões… e tudo apenas com diferencial aberto — como devem imaginar não se ficou por aí…

Renault Twingo GT drift
Piotr Wiecek… felicidade incontrolável por ter criado o primeiro Twingo GT para drift!

De repente, o Renault Twingo GT ficou mais interessante…

Sabe esta resposta?
Que motor equipava o Renault Safrane Biturbo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault Safrane Biturbo, a resposta francesa às “super-berlinas” alemãs