Notícias Baterias Volvo com 13 anos de garantia sem limite de km apenas em Portugal

Mercado

Baterias Volvo com 13 anos de garantia sem limite de km apenas em Portugal

Os consumidores ainda tremem devido à duração da bateria dos EV. A Volvo Portugal tem uma nova garantia recorde para acabar com as dúvidas.

© Volvo Cars Portugal

Se há coisa que assusta quem compra um carro elétrico é a bateria. Vai durar? Quanto custa substituí-la? E se houver uma avaria na bateria, o carro vai para abate? A Volvo Portugal decidiu bater de frente com o problema — uma postura pouco habitual, tendo em consideração a obsessão da marca por evitar colisões.

Dito isto, a Volvo acaba de anunciar no nosso país um programa de extensão de garantia para os seus modelos 100% elétricos (BEV). Com este, a proteção da viatura e da bateria poderá ser prolongada até aos 13 anos de idade, sem limite de quilómetros. É uma solução inédita, que será exclusiva do mercado português, mediante subscrição (explicamos tudo mais adiante).

Mais de uma década de garantia Volvo

Coincidência ou não, 13 anos não fica muito abaixo da idade média do parque automóvel nacional, que já chegou aos 14 anos. Já o parque circulante de modelos Volvo em Portugal ronda os 10 anos. A marca não o esconde: este programa foi pensado para dar uma confiança extra a quem olha para os elétricos e ainda tem dúvidas sobre o futuro das baterias.

Esta medida poderá ter impacto noutro fator importante, sobretudo para quem compra novo e vende usado: valor residual dos elétricos da Volvo no mercado de usados. Como sabemos, a depreciação do valor dos carros elétricos é mais acelerada no mercado de usados, sobretudo por causa das baterias.

Programa disponível para carros novos e usados

A extensão pode ser feita logo no momento da compra ou mais tarde, junto da rede oficial, desde que a idade e a quilometragem do veículo estejam dentro dos limites definidos. Quem já conduz um elétrico Volvo pode, assim, prolongar a tranquilidade até mais de uma década.

O programa pode ser subscrito em períodos de 12, 24 ou 36 meses e renovado sucessivamente, desde que o automóvel cumpra os critérios de elegibilidade, até perfazer os 13 anos. Não é vitalícia, como a própria marca sublinha, mas é o mais perto que existe no mercado. Apenas a Toyota é que se aproxima destes valores, com garantias de até 10 anos ou 1 milhão de quilómetros nos seus modelos EV.

Segundo a Volvo, este programa garante uma cobertura a 100% do valor da bateria, sem depreciação associada. A substituição da bateria será realizada com baterias recondicionadas ou reconstruídas, “reforçando o compromisso da Volvo com a sustentabilidade e a economia circular” refere a marca sueca em comunicado.