Notícias 520 cv no Ford Focus RS? “No problem”, diz a Mountune

Tuning

520 cv no Ford Focus RS? “No problem”, diz a Mountune

Com 350 cv de origem, dificilmente podemos acusar o último Ford Focus RS de falta de potência. A preparadora Mountune discorda…

Ford Focus RS Mountune

A entrada do protocolo WLTP em 2018 foi a “sentença de morte” para o Ford Focus RS, que deixou de ser comercializado, mas não significa que o poderoso hot hatch tenha sido esquecido.

Talvez não seja tão poderoso assim, considerando a mais recente novidade da conhecida preparadora britânica Mountune. Esta apresentou dois novos pacotes que elevam (substancialmente) o número de equídeos extraídos do EcoBoost tetra-cilíndrico de 2,3 l que equipa o Focus RS.

As nomenclaturas escolhidas não podiam ser mais claras nas suas intenções: m450 e m520yes… 450 cv e 520 cv (!), respetivamente, para o Ford Focus RS, ou seja, mais 100 cv e 170 cv que os 350 cv de origem.

VÊ TAMBÉM: O Ford Focus Mk2 já pode ter uma caixa sequencial. Tudo graças à Mountune

Olhando para os valores anunciados, como devem imaginar, não se trata de uma “simples” reprogramação da centralina. A Mountune prescindiu do turbo original que equipava o 2,3 EcoBoost, recorrendo, ao invés, a unidades EFR (Engineered for Racing) da BorgWarner.

O pacote m450 recorre a um turbocompressor BorgWarner EFR-7658, e a acompanhá-lo encontramos uma nova admissão e alterações ao sistema de escape, incluindo um novo “downpipe” e catalisadores menos restritivos à passagem dos gases de escape. Os números finais indicam 450 cv e 580 Nm, o que por si só já é um salto considerável em potência e binário em relação ao modelo de série.

Como não fosse suficiente, existe o pacote m520. Recorre a um mais avançado turbocompressor BorgWarner EFR-7163, recebendo ainda uma nova bomba de combustível, novas árvores de cames e comando de válvulas. Resultado: 520 cv e 700 Nm… num Focus RS!

VÊ TAMBÉM: O que podemos esperar do novo Ford Focus RS. Rumo aos 400 cv?

Infelizmente a Mountune não divulgou os efeitos de tantos cavalos extra nas prestações, mas acreditamos que sejam bem melhores que as de série — 4,7s nos 0-100 km/h e 266 km/h de velocidade máxima.

Por quanto fica adicionar todo este arsenal ao Ford Focus RS? Os preços, no Reino Unido, são de aproximadamente 2700 euros (sem IVA) para o m450, e de aproximadamente 5500 euros (sem IVA) para o m520 — uma alternativa mais acessível ao novo A 45?

Sabe esta resposta?
Qual o Ford de produção mais potente de sempre?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Já sabemos quantos cavalos tem o novo Ford Mustang Shelby GT500