Notícias Para pequenos trabalhos? Novo Fiat 500 vai ter versão comercial

Antevisão

Para pequenos trabalhos? Novo Fiat 500 vai ter versão comercial

O novo Fiat 500, exclusivamente elétrico, verá a sua gama ser complementada com uma versão comercial este ano. Fica por saber se chegará até nós.

Fiat 500

O novo Fiat 500 foi lançado o ano passado, com a família do simpático modelo a compreender três variantes: três portas, (semi) descapotável e o inédito 3+1, que adiciona uma segunda e pequena porta lateral no lado do passageiro para facilitar o acesso aos lugares traseiros.

Agora, foi avançada a informação numa apresentação a fornecedores no mês passado de que haverá quarta variante a ser lançada ainda este ano: um 500 comercial, de apenas dois lugares, com uma divisória a separar o compartimento de carga dos lugares dianteiros.

Ao que tudo indica, o lançamento desta inédita variante surge como uma forma de impulsionar as vendas do citadino elétrico que estão abaixo das expetativas.

VEJAM TAMBÉM: KiriCoin. Fiat vai premiar condutores mais ecológicos com criptomoedas

Quando foi revelado ao mundo em março do ano passado, Olivier François, diretor executivo da marca italiana, esperava vender 15 mil unidades do novo 500, exclusivamente elétrico, até ao final de 2020 — o objetivo seria vender 80 mil unidades ao ano. De acordo com números avançados pela JATO Dynamics, as vendas do novo Fiat 500 o ano passado ficaram-se pelas 6353 unidades.

Recordamos que 2020 foi um ano atípico, devido às consequências disruptivas da pandemia na indústria automóvel, motivando o encerramento temporário de fábricas e afetando o comércio automóvel.

Fiat 500 3+1
A família: 500 3+1 (à frente), 500 (esquerda) e 500C (direita)

De acordo com sindicatos italianos, já foram produzidas cerca de 32 mil unidades do novo 500, mas as vendas na Europa, até ao final de fevereiro de 2021, pouco ultrapassaram as 10 mil unidades. O que justifica a decisão da Fiat em ter reduzido a cadência de produção do modelo desde janeiro deste ano, novamente, segundo informações avançadas pelos sindicatos italianos.

Um novo Fiat 500 comercial pode ajudar?

Tendo em consideração as compactas dimensões do novo Fiat 500, este comercial será um veículo de nicho — não vingará, certamente, pela sua capacidade de carga —, não se esperando grandes volumes de vendas. Por exemplo, existe à venda uma variante comercial do Renault Zoe, que vendeu praticamente 1600 unidades em França em 2020, mas contra mais de 37 mil unidades dos Zoe de passageiros.

No entanto, tem havido um interesse crescente por pequenos veículos comerciais 100% elétricos, devido ao cada vez maior número de cidades europeias que têm limitado a circulação a veículos de combustão interna.

Fonte: Automotive News.

Sabe esta resposta?
Com qual destes modelos o novo Citroën C4 partilha a sua plataforma?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o Citroën C4. O regresso dos Citroën de outros tempos?