Notícias Ferrari SF90 Stradale, o mais rápido de sempre em Indianápolis

Recordes

Ferrari SF90 Stradale, o mais rápido de sempre em Indianápolis

O SF90 Stradale é o primeiro híbrido plug-in e o mais potente Ferrari de estrada de sempre. Agora é também o mais rápido no Indianapolis Motor Speedway.

Ferrari SF90 Stradale Assetto Fiorano Indianapolis

Quando falamos em recordes de carros de produção, por norma envolve um certo circuito alemão, mas desta vez envolve um circuito norte-americano: o Ferrari SF90 Stradale passou a ser o mais rápido carro de produção no histórico Indianapolis Motor Speedway.

O circuito de Indianápolis é um dos mais antigos e conhecidos do mundo, principalmente na sua configuração oval (com 4 km de extensão), sendo famoso, sobretudo, por ser o palco das históricas 500 milhas (800 km) de Indianápolis (Indy 500).

No entanto, o Indianapolis Motor Speedway passou a ter, desde o ano 2000, um circuito convencional “desenhado” no interior da oval (mas aproveitando parte desta), e que marcou o regresso da Fórmula 1 aos EUA. É precisamente no “road course” (circuito de estrada) de Indianápolis que o SF90 Stradale conquistou o recorde.

VEJAM TAMBÉM: Porque não chamaram Dino ao novo Ferrari 296 GTB?

O Ferrari SF90 Stradale  foi capaz de completar uma volta em apenas 1min29,625s, atingindo uma velocidade máxima de 280,9 km/h. O recorde foi conseguido no passado dia 15 de julho, durante o evento Ferrari Racing Days que ocorreu no circuito.

Ao contrário do que acontece, por exemplo, no circuito de Nürburgring, são escassos os registos de tentativas de recorde em Indianapólis — nos EUA, é o tempo por volta no circuito de Laguna Seca que todos tentam bater —, mas em 2015, um Porsche 918 Spyder (também um híbrido), conseguiu um tempo de 1min34,4s.

Assetto Fiorano

O Ferrari SF90 Stradale é o modelo mais potente de produção alguma vez feito na casa de Maranello — 1000 cv de potência máxima —, ultrapassando até um dos seus irmãos mais velhos e desejados, o Ferrari LaFerrari, carro esse equipado com um V12, “ligeiramente” maior que o motor que equipa o SF90.

Ferrari SF90 Stradale
SF90 Stradale com pacote Assetto Fiorano em primeiro plano.

No SF90 Stradale, atrás do condutor, encontra-se um 4.0 l V8 biturbo, com 780 cv às 7500 rpm e 800 Nm de binário às 6000 rpm. Mas… e onde estão os 1000 cv? A levá-lo à barreira dos 1000 cv estão três motores elétricos, que fazem também deste modelo o primeiro Ferrari híbrido plug-in na história da marca do “cavalinho”. No eixo dianteiro estão posicionados dois motores elétricos (um por roda), com o terceiro posicionado no eixo traseiro, entre o motor e a caixa de velocidades.

Dito isto, é fácil perceber que toda a força gerada está a ser enviada para as quatro rodas, através de uma caixa de dupla embraiagem, que apenas serve o eixo traseiro. Como acontece noutros veículos eletrificados, não há uma ligação física entre os dois eixos motrizes.

VEJAM TAMBÉM: SF90 Spider. Os números do descapotável mais potente de sempre da Ferrari

De salientar que este Ferrari SF90 Stradale vinha equipado com o pacote Assetto Fiorano. Face a um SF90 Stradale normal, este pacote inclui melhoramentos significativos em prol da performance como os amortecedores Multimatic derivados dos campeonatos de GT ou o recurso a mais materiais leves como a fibra de carbono (painéis das portas, piso do carro) e titânio (escape, molas), fazendo com que a massa total desça em 30 kg.

Ferrari SF90 Stradale

A fazer ainda parte do pacote Assetto Fiorano e a “colar” ainda mais este supercarro ao asfalto, estava ainda equipado com os opcionais e pegajosos pneus Michelin Pilot Sport Cup 2R, assim como por um spoiler em fibra de carbono, responsável por gerar mais 390 kg de downforce a 250 km/h.