EDAG Soulmate, o concept feito numa impressora 3D

EDAG Soulmate, o concept feito numa impressora 3D

A empresa alemã EDAG juntou-se à Bosch para desenvolver um protótipo futurista e inovador.

Desvendado pela primeira vez em Janeiro na CES, em Las Vegas, o EDAG Soulmate chegou a Genebra com o estatuto de verdadeiro carro do futuro. Tal como o nome sugere, a marca garante que este concept é mais do que um simples meio de transporte, mas sim um companheiro para a vida.

Uma das curiosidades deste modelo é o facto de a carroçaria ter sido concebida através da tecnologia de impressão 3D, o que permite uma redução de peso considerável. A superfície exterior foi coberta com um tecido luminoso completamente personalizável que além da sua função estética é capaz de alertar os restantes condutores para um possível risco de colisão.

Segundo a marca, este é um sistema simples, inovador e ao mesmo tempo uma “interpretação emocional da comunicação entre carros”, tornando as viagens mais seguras e cómodas.

EDAG Soulmate 06

A NÃO PERDER: O mais recente modelo da Ferrari. Filmado em Portugal, apresentado em Genebra

No interior, como seria de esperar, prevalece o aspecto futurista. O painel de instrumentos foi substituído por um conjunto de ecrãs táteis que refletem as intenções da Bosch para o futuro das tecnologias a bordo. O sistema de entretenimento permite a integração com smartphones, e para que não haja distrações durante a condução, a marca alemã incluiu um sistema de controlo por gestos.

Quanto à condução autónoma, não foram revelados detalhes acerca do sistema utilizado no “Soulmate”, mas a Bosch garante que no futuro os veículos serão capazes prever possíveis riscos antes mesmo de surgirem no campo de visão do condutor, além de ser possível de obter informações relativas ao trânsito e acidentes em tempo real.

EDAG Soulmate 03

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter