Notícias Dodge Charger e Challenger. Como evitar o seu roubo? Cortar quase toda a potência

Insólito

Dodge Charger e Challenger. Como evitar o seu roubo? Cortar quase toda a potência

Uma atualização de software vai trazer um sistema de segurança aos Dodge Charger e Challenger que lhes limitará e muito a potência em caso de roubo.

Dodge Challenger e Charger

Os Dodge Charger e Challenger, sobretudo nas suas variantes mais potentes, são dois dos modelos que mais estão na mira dos ladrões de automóveis nos EUA.

Para combater essa… preferência, vão receber uma atualização de software que visa protegê-los dos “amigos do alheio”. Com chegada prevista para o segundo trimestre do ano, esta atualização poderá ser instalada de forma gratuita nos concessionários da Dodge.

Os exemplares elegíveis para o receber serão os Charger e Challenger de 2015 a 2021, que estejam equipados com o 6.4 V8 atmosférico (SRT 392, “Scat Pack”) ou o 6.2 V8 Supercharger (Hellcat e Demon).

A NÃO PERDER: Rodas pequenas? Este Dodge Challenger Hellcat tem rodas de carroça
Capazes de performances impressionantes, os Dodge Challenger e Charger captaram as atenções dos ladrões de automóveis mas a Stellantis já está a tentar ajudar os proprietários.

O que faz este sistema?

Ligado ao sistema de infoentretenimento Uconnect, este “Security Mode” exige a introdução de um código de quatro dígitos para que se possa arrancar com o carro.

Caso este não seja inserido ou seja inserido um código errado, o motor fica limitado às 675 rpm, debitando apenas cerca de 2,8 cv e 30 Nm! Com isto a Dodge espera combater e reduzir os roubos dos seus modelos e ajudar os seus proprietários, impossibilitando fugas a alta velocidade.

Apesar de poder parecer exagerada, esta medida encontra nas estatísticas a sua justificação. Segundo um estudo realizado em 2019 pelo “Highway Loss Data Institute”, a taxa de roubos dos Dodge Charger e Challenger é cinco vezes superior à média.

Sabe esta resposta?
Que carro é que a SEAT usou como prova em tribunal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este SEAT Ronda foi usado como prova em tribunal. Porquê?