Notícias Quando um camião de assistência do Dakar precisa de… assistência.

Vídeo

Quando um camião de assistência do Dakar precisa de… assistência.

Uma das palavras de ordem no Dakar é a imprevisibilidade. Foi o que aconteceu com este MAN 6×6, um camião de assistência, depois de ficar sem saída.

Camião de Assistência — MAN 6×6 Ver vídeo

O Dakar 2018 tem protagonizado diversos episódios que provam não só a exigência da dura prova que é o Dakar, como a sua imprevisibilidade — já aqui referimos alguns dos factos sobre a lendária prova.

Os camiões não são imunes às dificuldades. Também eles, sejam camiões de assistência ou não, estão sujeitos a problemas e dificuldades no Dakar — também temos um especial sobre estes “monstros” mais espetaculares e que vale a pena ser lido. Acredita!

VÊ AQUI: Camiões do Dakar. Tudo o que queres saber sobre estes «monstros»

Pois bem, o camião de Jordi Juvanteny, um MAN 6×6 é um camião de assistência. Uma vez que a assistência durante as provas só é permitida entre concorrentes, as equipas oficiais recorrem a estes camiões para prestarem assistência rápida aos seus carros em caso de avaria e/ou acidente. Estes camiões da classe T4.3, são a «apólice de seguro» das equipas de topo quando as coisas correm menos bem. Pois, mas e quem dá assistência aos camiões de assistência?

A equipa, a bordo do MAN 6×6 com o número 519 ficou “presa” no fundo de um “buraco”, rodeado por dunas, literalmente sem saída. As 12 toneladas de camião e as seis rodas motrizes pouco podiam fazer para conseguir escalar a encosta de areia que os rodeava em pleno deserto no Perú. Restavam-lhes os mantimentos, já que espaço têm de sobra, e uma longa espera de ajuda que chegou… três dias depois! Isso mesmo, não é engano, três dias depois.

A assistência, apelidada por Jordi Juvanteny como “milagre”, chegou em formato de “Bulldozer”, uma considerável retro-escavadora da Caterpillar com lagartas. Depois de várias horas, foi possível desfazer parte da duna, criando uma “estrada” em forma de rampa com uma inclinação mais ligeira para o camião poder sair.

Fonte do video: La Vanguardia

Sabe esta resposta?
Em que ano a Peugeot introduziu o 3008 DKR no Dakar?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Do Peugeot 205 T16 ao 3008 DKR. A história (quase) completa