Notícias Dakar. 10 famosos no rali mais duro do mundo

Dakar

Dakar. 10 famosos no rali mais duro do mundo

Foram vários os famosos que já aceitaram o desafio de participar pelo menos uma vez no Dakar. Esta é a "hall of fame" do Dakar.

Dakar

Pela sua dureza e mediatismo, o Dakar atrai constantemente novos participantes ansiosos por testar a sua resistência física e não só. Entre eles, alguns nomes famosos, que conhecemos de outros meios e que assumiram o desafio épico do Dakar.

Do futebol, à música, passando pela cozinha, todos têm certamente em comum o gosto pelo desporto automóvel e o sonho de aceitar o desafio que é o Dakar, pelo menos uma vez na vida.

Vamos conhecê-los:

André Villas-Boas

Não é só lá fora que vemos famosos a aceitar o desafio de participar no Dakar. O treinador português deixou Xangai, onde terminou a época ao serviço dos chineses do Shangai SIPG e parece que se vai dedicar ao automobilismo, para já em particular ao Dakar.

Depois de ter considerado disputar a prova aos comandos de um moto, o agora piloto acabou por optar pelos automóveis e alinha na mítica prova de todo-o-terreno ao volante de uma Toyota Hilux da equipa Overdrive. O motard Ruben Faria, segundo classificado na categoria de motos na edição de 2013 desta prova, é o seu co-piloto.

Falei com o meu amigo Alex Doringer, o diretor desportivo da KTM, que me disse que precisaria de uma preparação completa durante quase um ano, e que seria preferível participar na categoria de automóveis

André Villas-Boas

O todo-o-terreno é outra paixão do ex-treinador, que já em 2016 participou na Baja Portalegre 500, a emblemática prova nacional. Ao que conseguimos apurar também, André Villas-Boas tem uma coleção particular, na qual para além de mais de dez carros antigos conta com uma KTM usada por Cyril Despres numa das edições em que venceu o Dakar.

Raymond Kopaszewski

Continuando no futebol, Raymond foi um avançado francês mais conhecido por Raymond Kopa que jogou no Real Madrid e pela seleção francesa nos anos 50 e 60. Participou no Dakar em 1985 com um Mitsubishi Pajero e terminou na 65ª posição.

raymond kopa dakar

Johnny Hallyday

Ainda o Dakar decorria no continente africano, quando o cantor e ator francês decidiu participar na aventura do Dakar. Com mais de 100 milhões de discos vendidos até ao momento, Johnny Hallyday participou no Dakar em 2002 com o experiente René Metge como co-piloto.

Johnny Hallyday Dakar
Johnny Hallyday faleceu em dezembro de 2017

A dupla terminou num respeitável 49º, e o deserto africano marcou o cantor, também conhecido pelo seu nome artístico, Jean-Philippe Smet.

Príncipe Alberto do Mónaco

Pois é, também a realeza já se aventurou no Dakar, e neste caso por duas vezes consecutivas, provando que a experiência é apaixonante. Tanto em 1985 como em 1986, o Príncipe Alberto participou ao volante de um Mitsubishi Pajero, e nas duas vezes abandonou a prova a 13 de janeiro sensivelmente no mesmo local mas garantindo que a experiência tinha sido fantástica.

Princesa Carolina do Mónaco

Foi num dos anos em que o seu irmão Alberto participou no Dakar que a Princesa Carolina decidiu não ficar como espectadora. Em 1985 a Princesa alinhou no Dakar num camião de 15 toneladas, mas com o seu marido Stefano Casiraghi como piloto. A participação no entanto não foi muito longa, já que ao quinto dia prova, na Argélia, o camião virou acabando por ditar a desistência da equipa “real”.

RELACIONADO: Camiões do Dakar. Tudo o que queres saber sobre estes «monstros»

Vladimir Chagin

O russo é o responsável pelas performances épicas do camião da Kamaz, e sete vezes vencedor do Dakar. Indiscutivelmente ligado ao Dakar, Vladimir Chagin é agora o diretor da equipa Kamaz.

Vladimir chagin
Vladimir Chagin provavelmente a discursar sobre a tática para o Dakar
RELACIONADO: Kamaz Master: o «monstro russo» que vai disputar o Dakar 2017

Hubert Auriol

Não, nada tem a ver com o piloto de WRC Didier Auriol, mas entrou para a história do Dakar após as suas proezas na edição de 1987. Aos comandos de uma Cagiva e quando liderava com uma vantagem de 10 minutos ao penúltimo dia, colidiu frontalmente com uma árvore, provocando-lhe lesões graves, nomeadamente a rotura de ambos os tornozelos.

Ainda assim, voltou a montar a moto e conduziu os 20 km que faltavam até ao último ponto de controlo.

Hubert Auriol
Hubert Auriol

Apesar disto regressou ao Dakar para a sua terceira vitória, desta vez com um Citroën, em 1992, tornando-se no primeiro piloto da história do Dakar a vencer em duas categorias distintas (motos e carros).

Nandu Jubany

A paixão pelo desporto automóvel e particularmente pelo Dakar parece não escolher áreas. O famoso cozinheiro espanhol que recebeu uma estrela Michelin participou pela primeira vez na edição 2017 do Dakar aos comandos de uma KTM, e repetiu o feito este ano. Um sonho tornado realidade, que Nandu reconheceu como “perigoso” e “desafiante”.

nandu jubany dakar

Mark Thatcher

O filho rebelde da antiga Primeira-Ministra britânica Margaret Thatcher causou polémica quando em 1982 anunciou a sua participação no Dakar. As planos não correram como previsto para a equipa que esteve perdida durante seis dias no deserto do Saara.

peugeot 504 dakar mark tatcher
Mark Tatcher foi co-piloto de Anne-Charlotte Verney, ao volante de uma Peugeot 504.

Daí resultou uma chamada da sua mãe para a Argélia, motivando uma enorme missão de busca e salvamento. Thatcher e a sua equipa foram encontrados pelos militares argelinos a cerca de 70 km de distância do trajeto definido.

A NÃO PERDER: Do Peugeot 205 T16 ao 3008 DKR. A história (quase) completa

Paul Belmondo

Paul Alexandre Belmondo não competiu apenas no Dakar mas também marcou presença na F1, embora com pouco sucesso. Belmondo ganhou maior notoriedade graças à sua relação com a Princesa Stéphanie do Mónaco.

Paul Belmondo dakar
Paul Belmondo, na edição 2016 do Dakar.

Foi ao volante de um Nissan X-Trail que o francês participou por várias vezes nesta competição.

Sabe esta resposta?
Quantos participantes alinharam na edição 2018 do Dakar?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

7 factos sobre o Dakar que tu (eventualmente…) desconheces