Notícias Cupra quer lançar um modelo novo a cada seis meses. A começar num CUV

Elétrico plug-in com mais de 300 cv

Cupra quer lançar um modelo novo a cada seis meses. A começar num CUV

Marca recentemente criada, a espanhola Cupra tem planos para lançar um novo modelo, a cada seis meses, até 2020. Sendo que esta ofensiva deverá começar com um CUV híbrido plug-in, a debitar mais de 300 cv.

Cupra Ateca 2018

Mantendo como princípio a disponibilização de modelos de cariz mais desportivo, desenvolvidos a partir de propostas da marca-mãe SEAT, a Cupra assume assim a intenção de fazer crescer o seu ainda curto portfólio. Enveredando igualmente por um caminho que faz já parte da evolução da maior parte dos construtores automóveis — a hibridização, passo intermédio para chegar à mobilidade 100% elétrica.

De resto e segundo revelou já o CEO da SEAT, Luca de Meo, à britânica Autocar, o futuro CUV, ou Crossover Utility Vehicle, terá sido desenhado, de base, como um modelo Cupra. Embora também esteja previsto que venha a ter uma versão menos performance e mais acessível, para comercialização com o emblema da SEAT.

Ainda de acordo com a mesma fonte, esta proposta terá por base a já bem conhecida plataforma MQB do grupo Volkswagen. Sendo que,uma vez no mercado, tornar-se-á o segundo modelo Cupra, logo a seguir ao Leon, a ser comercializado com sistema de propulsão híbrido plug-in.

Cupra Ateca Genebra 2018
Afinal, o Cupra Ateca não será o único SUV de altas prestações a figurar no portfólio da nova marca espanhola

CUV com várias potências, a terminar acima dos 300 cv

Embora os detalhes relativamente a este novo CUV sejam ainda escassos, o principal responsável pela pesquisa e desenvolvimento na Cupra, Matthias Rabe, veio já dizer que o modelo será proposto, não com uma, mas com vários níveis de potência. Os quais deverão variar entre os 200 cv, sensivelmente, e um valor máximo acima dos 300 cv de potência.

Caso estes valores se confirmem, tal significará que o CUV, ainda sem nome conhecido, ostentará uma potência mais alta que, por exemplo, o Cupra Ateca dado a conhecer em Genebra. Modelo que, segundo as informações já divulgadas, não deverá conseguir retirar mais que 300 cv do 2,0 litros turbo a gasolina que tem por base. Valor que, ainda assim, deverá permitir-lhe acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,4 segundos.

Hatchback 100% elétrico em desenvolvimento para 2020

Além deste novo CUV híbrido plug-in, rumores referem ainda a possibilidade da Cupra estar já a trabalhar num outro modelo, 100% elétrico, que poderá vir a ostentar a denominação Born, Born-E ou E-Born. E que, acrescentam as mesmas fontes, poderá chegar ao mercado em 2020, com dimensões semelhantes às do Leon.

Volkswagen I.D. 2016
Modelo que inaugurou uma nova família de concepts elétricos na Volkswagen, o I.D. pode dar origem a modelo semelhante na Cupra

Aliás, este modelo poderá mesmo ser uma derivação do hatchback elétrico Volkswagen I.D., cujo arranque da produção está agendado para o final de 2019.

Sabe esta resposta?
Quantos segundos leva o BMW 218i Cabrio a acelerar dos 0 aos 100 km/h?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW 218i Cabrio. Sem pressa de abalar…
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

BMW 218i Cabrio. Sem pressa de abalar…