Notícias Citroën Mehari celebra 50 primaveras com um e-Mehari ‘Art Car’

Efeméride

Citroën Mehari celebra 50 primaveras com um e-Mehari ‘Art Car’

Atípico descapotável nascido a 11 de maio de 1968, o Citroën Mehari comemora, esta sexta-feira, 50 anos de existência. Data assinalada com a apresentação de um ‘Art Car’, com base no elétrico e-Mehari.

Citroën e-Mehari Art Car 2018

Ainda hoje um símbolo da ousadia do construtor automóvel francês do “double chevron”, o Citroën Mehari celebra assim meio século de existência — hoje em dia o nome vive no e-Mehari, veículo 100% elétrico.

Visando, precisamente, assinalar o nascimento de uma proposta nascida dos tempos conturbados, em França, do maio de 68, a Citroën entregou ao artista Jean-Charles de Castelbajac uma unidade da nova geração Mehari, o e-Mehari, para que concebesse um ‘Art Car’. O qual resultou numa obra de arte forte e colorida, verdadeiro manifesto que, segundo o fabricante, procura celebrar 50 anos de liberdade e 50 anos de criatividade.

O Méhari é um ícone da Citroën, um modelo nada convencional por excelência! Nasceu em maio de 1968 e, 50 anos depois, continua a ser a personificação da cultura pop francesa. Para celebrar este aniversário confiámos o seu herdeiro 100% elétrico a Jean-Charles de Castelbajac. O resultado final traduz-se num “Art Car” E-MEHARI repleto de alegria de viver. É o encontro de dois mundos simultaneamente criativos e revolucionários!

Arnaud Belloni, Diretor de Marketing e Comunicação da marca Citroën
RELACIONADO: Estão à venda 146 Citroën CX num “celeiro” holandês…

A base de um Dyane 6, o corpo de plástico

Construído sob a plataforma do Dyane 6 e com uma carroçaria em plástico ABS, colorido na própria massa, que lhe permitia não exceder os 525 kg de peso, além de torná-lo praticamente imune à corrosão, o Citroën Mehari original foi idealizado por Roland de La Poype e produzido ao longo de 19 anos, em cerca de 145 mil exemplares, até 1987.

Durante a sua existência, não só fez carreira cinematográfica, por exemplo, através da participação na série “Le Gendarme de Saint Tropez”, com Louis de Funès como protagonista, como participou em vários rali-raids, incluindo o Liège-Dakar-Liège de 1969, o Paris-Kaboul-Paris de 1970 ou ainda o Paris-Dakar de 1980.

Quanto ao ‘Art Car’ agora apresentado, podes conhecê-lo aqui:

Sabe esta resposta?
Em quantos países europeus é líder de mercado o Fiat 500?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Fiat 500 dois milhões acaba de sair da linha de produção