Notícias Caterham Super Sprint. Se os desportivos fossem nostálgicos

Goodwood Revival

Caterham Super Sprint. Se os desportivos fossem nostálgicos

A Caterham revelou no Goodwood Revival o novo Super Sprint, mais uma versão do eterno Seven em comemoração dos 60 anos do modelo.

Caterham Super Sprint

Celebra-se os 60 anos do Lotus Seven e a Caterham não perdeu a oportunidade de marcar a data com uma nova edição comemorativa do Seven. O Caterham Super Sprint segue os passos do Sprint, apresentado o ano passado, precisamente no mesmo local – o Goodwood Revival.

A receita não difere do Sprint. A Caterham afirma que o Super Sprint é “the ultimate in gentleman racer style”, algo como o derradeiro em estilo para o piloto cavalheiro.

Caterham Super Sprint e Caterham Sprint

O Super Sprint apela ao nostálgico em nós, remetendo para o período dos primeiros Lotus Seven. Tal pode ser observado nas cores escolhidas, com seis esquemas à escolha, com uma banda de cor contrastante à volta do nariz. O volante é em madeira, o para-brisas é mínimo – do tipo Brooklands -, e os bancos em pele apresentam um padrão acolchoado, com costuras visíveis.

Parece ter saído diretamente de uma corrida nos anos 60 para o séc. XXI, garantindo-lhe um forte apelo.

Tal como o Sprint, é inquestionavelmente o Caterham Sevem que teríamos desenvolvido se estivéssemos a meio da década de 60.

Simon Lambert, Dirigente do Departamento de Competição e Diretor Técnico
RELACIONADO: O Caterham Seven Sprint celebra os 60 anos do Lotus Seven

Super?

O Super em Super Sprint refere-se ao apuro mecânico e dinâmico efetuado, claramente com a condução em circuito em mente. O três cilindros em linha de apenas 660 cm3 de origem Suzuki é o mesmo do 160 e do Sprint. Mas com a ajuda do departamento de competição da marca, a potência subiu dos 80 cv para uns “menos” modestos 95 cv. Acreditem que não é preciso mais.

O baixo peso do Caterham – pouco mais de meia tonelada -, faz um excelente uso do parco número de cavalos, o que associado às rodas de pequena dimensão – jantes em aço de 14 polegadas e pneus 155/65 – e uma dinâmica de excepção, é o suficiente para uma experiência única em qualquer estrada enrolada.

O Super Sprint é Capaz de acelerar até aos 96 km/h (60 mph) em 6,9 segundos e atingir os 160 km/h. Também traz diferencial autoblocante e suspensão ajustável, e pode suprimir o lugar do passageiro, passando a ter uma cobertura do tipo tonneau no seu lugar.

O Caterham Super Sprint será limitado a 60 unidades, tal como o Sprint.