Notícias Dose dupla: novos BMW M8 e M8 Competition revelados

Apresentação

Dose dupla: novos BMW M8 e M8 Competition revelados

A BMW levanta o pano sobre os novos M8 e M8 Competition. V8 twin turbo e nunca menos de 600 cv são o seu cartão de visita.

BMW M8 Competition

Foi em maio de 2017 que ficámos a saber, oficialmente, que haveria um BMW M8, revelado até antes de conhecermos o Série 8 definitivo, com várias imagens do modelo, ainda camuflado, a serem divulgadas na ocasião pela própria marca.

Chega de camuflagens, agora é real. O novo BMW M8, uma sigla inédita na marca — nunca houve M8 do primeiro Série 8, apesar de ter havido um protótipo desenvolvido nesse sentido —, chegou, e como tem sido hábito nos últimos lançamentos da BMW M, em dois sabores: M8 e M8 Competition.

Número de versões que duplica, já que estará disponível tanto como Coupé como Convertible, as carroçarias atualmente disponíveis.

RELACIONADO: BMW M850i xDrive by G-Power: porque 530 cv não chegam
BMW M8 Competition

V8 Power

Apesar da novidade, não existem surpresas sobre o que motiva o M8, mas não nos estamos a queixar. Por baixo do capot encontramos o mesmo “hot V” 4.4 V8 twin turbo já conhecido do BMW M5, replicando os mesmos valores de potência e binário. Ou seja, 600 cv às 6000 rpm e 750 Nm disponíveis entre as 1800 rpm e as 5600 rpm para o M8 e 625 cv às 6000 rpm e 750 Nm disponíveis entre as 1800 rpm e as 5800 rpm para o M8 Competition.

BMW M8 Competition

Aliás, as restantes especificações técnicas parecem copiadas a papel químico dos M5 e M5 Competition. Acoplado ao portentoso V8 encontramos a caixa de velocidades automática de oito velocidades M Steptronic que transmite às quatro rodas tudo o que o motor tem para dar. Tal como o M5, há um modo 2WD, ou seja, podemos torturar apenas os pneus traseiros.

Apesar das quase duas toneladas de peso do Coupé e acima das duas toneladas do Convertible, os 0 aos 100 km são despachados em meros 3,3s e 3,4s, respetivamente, com os Competition a retirarem uma décima de segundo a cada um dos valores.

Chassis

Garantir o necessário controlo dinâmico de um coupé e descapotável com vastas dimensões e massa, “obrigou” a criar componentes exclusivos para o quarteto de M8 apresentados. Neles incluem-se braços de suspensão forjados, específicos para estes modelos; barras estabilizadoras mais rígidas; barras anti-aproximação na dianteira; e até um reforço em “X” em aço, acompanhado de uma barra transversal em alumínio para garantir uma conexão mais estável entre o eixo traseiro e a carroçaria.

A suspensão adaptativa da M é de série, o diferencial ativo também, e as jantes são de 20″, envoltas em borracha com as dimensões de 275/35 R20 na dianteira e 285/35 R20 na traseira.

VÊ TAMBÉM: Adeus V8. Audi S6 e S7 Sportback, agora só com V6 Diesel e sistema mild-hybrid

No capítulo da travagem podemos optar por travões em carbono-cerâmica, e ambos os M8 introduzem um novo sistema de travagem integrado, onde o servofreio, o atuador da travagem e as funções de controlo da travagem fazem agora parte de um mesmo módulo. Não só permite otimizar a a ação do ESP, como a sensibilidade do pedal de travão, oferecendo dois modos ao condutor: um mais orientado para o conforto e outro com ação bem mais direta, para condução com “faca nos dentes”.

Mais distinto

Em relação aos restantes Série 8, os novo M8 e M8 Competition distinguem-se pela presença de para-choques e jantes de desenho exclusivo, “guelras” M na lateral, espelhos retrovisores específicos, aerodinamicamente otimizados; e elementos aerodinâmicos específicos — para mais distinção, em opção há um pacote exterior M Carbon.

No interior, revestimentos específicos demarcam os M8 e M8 Competition dos restantes Série 8. A maior diferença reside na presença de um novo botão SETUP na consola central, dando acesso direto às configurações do motor, transmissão, suspensão, direção, sistema M xDrive, travões, com possibilidade de memorizar duas configurações ao nosso gosto.

Um segundo botão, M Mode, permite também ajustar os assistentes à condução e definir que informação surge no painel de instrumentos e head-up display. Permite ainda aceder aos modos Road e Sport, e no caso do M8 Competition ao modo Track.

BMW M8 Competition

Os novos BMW M8 e M8 Competition já estão disponível para encomenda em alguns mercados, devendo a mesma opção estar para breve em Portugal — os preços ainda não foram divulgados.

 

 

Sabe esta resposta?
Qual o tempo conseguido pelo Volkswagen ID.R no circuito de Nürburgring?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volkswagen ID.R “destrói” recorde para elétricos no Nürburgring