Notícias BMW M de tração dianteira? Nunca.

Mercado

BMW M de tração dianteira? Nunca.

De uma só vez a BMW anuncia duas decisões de peso. BMW M2 será o último desportivo com caixa manual e modelos M de tração dianteira «jamais».

Anúncio BMW

Como sabem a próxima geração do BMW Série 1 será um modelo de tração dianteira. Portanto, quem esperava que a BMW entrasse na guerra do «FWD apressados» desengane-se.

Dirk Hacker, vice presidente da divisão de desportivos da BMW acaba de confirmar que não vai haver nenhum desportivo FWD com chancela da divisão M. Nunca. Jamais.

Temos de sentir o carro através da direção e do acelerador. Ao dia de hoje, ainda não há solução para os tração dianteira.

Declarações duras de um dos principais responsáveis da marca alemã à Autocar, que não deve estar a par do que Albert Biermann, um dos históricos da BMW, tem feito na Hyundai com um «tudo à frente». Ou a Renault Sport com o Mégane RS

Tradição

Temos de contextualizar as declarações de Dirk Hacker. A BMW é e será sempre uma marca conhecida pelos seus desportivos de tração traseira. Mesmo a escalada de potência de alguns motores tenha obrigado a recorrer à tração integral. Ainda assim, todos os modelos da BMW continuam a dar primazia ao eixo posterior.

The 2002 Turbo from 1973 leads the 1 Series M Coupe and the new M2 through The Corkscrew at Laguna Seca, and out onto the straight.
Uploaded external by: Richardson, Mark
A NÃO PERDER: RS3, A45, Type R, Golf R, Focus RS. Qual é o mais rápido?

Dito isto, o futuro da versão «hardcore» da próxima geração do BMW Série 1 passará obrigatoriamente pela tração integral. A BMW vai querer jogar no tabuleiro do Mercedes-AMG A45 4Matic e Audi RS3, onde alias já esteve com uma versão de tração integral do M135 i Xdrive.

BMW M2. Último manual

Hacker também voltou a repetir algo que não constitui propriamente uma novidade. “Gosto muito das caixas manuais(…). Mas o facto é que as caixas de dupla embraiagem têm melhor performance e eficiência”.

O atual BMW M2 deverá ser o último modelo com caixa manual da história da divisão M. Temos até 2020 para nos habituarmos à ideia, altura em que o Série 2 atual deverá sair de produção.

RELACIONADO: Porque é que os carros de tração traseira são melhores desportivos?