Notícias Audi RS4 (B5) ou RS3 (8VA)? Este vídeo vai deixar-te ainda mais indeciso

Velhos são os trapos

Audi RS4 (B5) ou RS3 (8VA)? Este vídeo vai deixar-te ainda mais indeciso

Fãs da Audi, este artigo é para vocês. Duas gerações RennSport frente a frente. De um lado a veterana Audi RS4 (B5) e do outro o jovem Audi RS3 (8VA).

Ver vídeo

A comparação é absurda? Claro que não. Todas as desculpas são bons argumentos para colocar lado a lado dois modelos tão bem nascidos.

Por uma questão de respeito, vamos relembrar primeiro o modelo mais “antigo”. O tempo foi generosos com a Audi RS4 (B5). Lançada em 2001, as linhas desta RS4 fazem hoje tanto sentido como há 17 anos. Esta carrinha desportiva continua impressionante, não acham?

Audi RS4 B5
Pode um modelo com 17 ofuscar um novo? A resposta é sim.

Nessa altura, o seu sistema de tração quattro associado ao voluntarioso motor V6 biturbo a 90º com 2.7 litros de capacidade faziam furor. Os números eram expressivos: 381 cv de potência às 7.000 rpm e 440 Nm de binário máximo.

Apesar dos 1.620 kg de peso, este portento de força − desenvolvido e fabricado pela Cosworth − colocava a Audi RS4 (B5) em contenda direta com os melhores desportivos da época. A velocidade máxima estava limitada a 262 km/h, mas a aceleração não. 4,9 segundos dos 0-100km/h; 11,3 segundos dos 0-160km/h; e 17 segundos dos 0-200 km/h. Ainda hoje impõe respeito.

Duas soluções totalmente distintas.

Do outro lado temos o recentemente apresentado Audi RS3 (8VA). Um modelo que foi lançado em 2015 mas que este ano surgiu em Genebra com os seus argumentos reforçados. O motor 2.5 TFSI desenvolve agora 400 cv de potência. Graças a esta potência, à caixa DSG e ao sistema de tração quattro, o Audi RS3 cumpre os 0-100 km/h em apenas 3,9 segundos. Eu vou escrever novamente: 3,9 segundos.

RELACIONADO: RS3, A45, Type R, Golf R, Focus RS. Qual é o mais rápido?

Colocadas lado a lado, apesar das diferenças e dos anos, partilham algumas semelhanças obvias. Dito isto, coloca-se a pergunta que nós ainda não conseguimos responder aqui na Razão Automóvel: qual é que escolhias?

De um lado temos o pedigree de uma das mais belas carrinhas desportivas da história, equipada com uma solução cada vez mais romântica, a nossa amada caixa manual. Do outro lado temos um míssil com 400 cv e as mais recentes tecnologias da Audi.

Audi RS4
Aquelas traseiras.

Eficácia ou heritage? Deixa-nos a tua escolha na caixa de comentários.

A NÃO PERDER: TOP 10. Os melhores motores japoneses de todos os tempos