Velhos são os trapos
Audi RS4 (B5) ou RS3 (8VA)? Este vídeo vai deixar-te ainda mais indeciso
Fãs da Audi, este artigo é para vocês. Duas gerações RennSport frente a frente. De um lado a veterana Audi RS4 (B5) e do outro o jovem Audi RS3 (8VA).
A comparação é absurda? Claro que não. Todas as desculpas são bons argumentos para colocar lado a lado dois modelos tão bem nascidos.
Por uma questão de respeito, vamos relembrar primeiro o modelo mais “antigo”. O tempo foi generosos com a Audi RS4 (B5). Lançada em 2001, as linhas desta RS4 fazem hoje tanto sentido como há 17 anos. Esta carrinha desportiva continua impressionante, não acham?

Nessa altura, o seu sistema de tração quattro associado ao voluntarioso motor V6 biturbo a 90º com 2.7 litros de capacidade faziam furor. Os números eram expressivos: 381 cv de potência às 7.000 rpm e 440 Nm de binário máximo.
Apesar dos 1.620 kg de peso, este portento de força − desenvolvido e fabricado pela Cosworth − colocava a Audi RS4 (B5) em contenda direta com os melhores desportivos da época. A velocidade máxima estava limitada a 262 km/h, mas a aceleração não. 4,9 segundos dos 0-100km/h; 11,3 segundos dos 0-160km/h; e 17 segundos dos 0-200 km/h. Ainda hoje impõe respeito.

Do outro lado temos o recentemente apresentado Audi RS3 (8VA). Um modelo que foi lançado em 2015 mas que este ano surgiu em Genebra com os seus argumentos reforçados. O motor 2.5 TFSI desenvolve agora 400 cv de potência. Graças a esta potência, à caixa DSG e ao sistema de tração quattro, o Audi RS3 cumpre os 0-100 km/h em apenas 3,9 segundos. Eu vou escrever novamente: 3,9 segundos.
RELACIONADO: RS3, A45, Type R, Golf R, Focus RS. Qual é o mais rápido?Colocadas lado a lado, apesar das diferenças e dos anos, partilham algumas semelhanças obvias. Dito isto, coloca-se a pergunta que nós ainda não conseguimos responder aqui na Razão Automóvel: qual é que escolhias?

De um lado temos o pedigree de uma das mais belas carrinhas desportivas da história, equipada com uma solução cada vez mais romântica, a nossa amada caixa manual. Do outro lado temos um míssil com 400 cv e as mais recentes tecnologias da Audi.

Eficácia ou heritage? Deixa-nos a tua escolha na caixa de comentários.
A NÃO PERDER: TOP 10. Os melhores motores japoneses de todos os tempos
Mais artigos em Notícias
©2021 RAZÃO AUTOMÓVEL