Notícias Bentley Continental GT 2018. O melhor de sempre?

Apresentação

Bentley Continental GT 2018. O melhor de sempre?

Este é o novo Bentley Continental GT 2018. Após 15 anos a recorrer à mesma base técnica, finalmente o "Conti" foi totalmente atualizado.

Bentley Continental GT

O lançamento de um novo Bentley é um acontecimento por si só. Quando se trata de um Continental GT, é mais especial ainda.

O novo Bentley Continental GT, revelado ontem, será um dos modelos que mais vai brilhar já no próximo mês, durante o Salão de Frankfurt.

Bentley Continental GT 2018 Portugal 14

Tal como a marca já nos habituou e era expectado, em termos de design não se regista uma revolução, mas sim uma evolução do modelo. Mas vamos começar pelos números:

  • Motor 6.0 Litros W12 com 635 cv e 897 Nm;
  • 0-100 km/h em apenas 3,7 segundos;
  • Velocidade máxima: 333 km/h;
  • Caixa de dupla embraiagem com oito velocidades.

Os números impressionam mas não será certamente aquilo que mais vai impressionar os futuros proprietários da nova “jóia da coroa” da marca britânica.

Um verdadeiro british GT

Mais do que a performance pura, será a facilidade, a suavidade e a naturalidade com que o gigante motor W12 locomoverá as mais de duas toneladas de peso que vão impressionar aqueles que se sentarem num dos quatro luxuosos lugares disponíveis. Principalmente aquele que se vai sentar no lugar mais cobiçado: o do condutor.

O interior recorre à mais recente tecnologia do Grupo Volkswagen disponível para as suas marcas de luxo. Algo bem patente na consola central, dominada por um sistema de infotainment herdado do novo Porsche Panamera. Este sistema no Bentley, tem no entanto um truque… passem o vídeo para o minuto 0:48:

Tudo o resto responde a outro patamar de luxo e qualidade, tal como é apanágio da Bentley. Não há concessões de nenhum tipo na procura por oferecer a derradeira experiência de luxo aos clientes Bentley.

Bentley Continental GT 2018 Portugal 14

O Continental GT é descrito por Wolfgang Dürheimer, CEO da marca britânica, como o “pináculo” do design e da tecnologia da Bentley. Mas vai mais longe:

Somos líderes da mobilidade de luxo e sabemos que os nossos modelos definem novos patamares de luxo no mundo automóvel.

Tecnologia alemã com sotaque britânico…

Graças a um sistema elétrico paralelo de 48V mild hybrid, o motor W12 do Continental GT está mais ecológico que nunca – desculpem, soltei uma gargalhada quando escrevi isto.

É que apesar deste novo sistema permitir aumentar a eficiência energética do motor 6.0 W12 ao libertá-lo da alimentação de sistemas como o motor de arranque, direção, ar condicionado, suspensões (pneumáticas) e outros dispositivos eletrónicos, ainda assim este novo Bentley Continental GT continua a emitir 278 g/km de CO2. Leram bem: 278 g/km!

Bentley Continental GT 2018 Portugal 14

De todo o modo, estamos a falar de uma redução das emissões de 16% face ao modelo que agora cessa funções – isto apesar do ganho de potência. Outro dos sistemas que contribuí ativamente para este ganho de eficiência é o sistema de desativação de cilindros.

…que não se esgota no motor

A presença de tecnologia de ponta não se esgota no motor e no interior. O novo Bentley Continental GT estreia um novo sistema de tração integral ativo.

Agora a distribuição de potência já não será uns fixos 60/40. Este novo sistema de tração dá primazia ao eixo traseiro vetorizando ativamente a potência pelas quatro rodas.

Bentley Continental GT 2018 Portugal 14

A direção é agora 100% elétrica e é de desmultiplicação variável, consoante a velocidade e o modo de condução selecionado. Continuando no campo dinâmico, o novo Bentley Continental GT recorre ainda a um sistema de suspensões pneumáticas com braços em alumínio (menos peso e mais feedback).

Os seus desejos são ordens

Em termos de personalização, a Bentley diz que as possibilidades são virtualmente infinitas no Continental GT. À partida, os clientes da marca podem escolher 17 cores para a carroçaria, mas é só o princípio. Caso queiram, há mais 70 tons disponíveis – no entanto há sempre lugar para “encomendas” especiais.

No interior, estão disponíveis 15 tipos de forros, oito tipos de madeiras ou metais nobres e 15 tipos de acabamentos especiais. Mais uma vez, se o dinheiro não for problema (não será certamente…) será possível atender a algum pedido especial.

Bentley Continental GT 2018 Portugal 14

 

Ainda não há preços nem data de chegada ao mercado para este modelo. Com a apresentação deste Bentley Continental GT já no próximo mês, é possível que seja libertada mais alguma informação.

A NÃO PERDER: Salão de Frankfurt 2017. O guia completo