Notícias Pagar portagem nestas autoestradas fica mais barato a partir de hoje

Portagens

Pagar portagem nestas autoestradas fica mais barato a partir de hoje

O desconto de 50% nas tarifas de portagem das autoestradas do interior entra hoje em vigor. Carros 100% elétricos vão ter 75% de desconto, mas por "questões técnicas" medida não avança já.

SCUT autoestrada portagens
LUSA

Destinado aos veículos da Classe 1, o desconto de 50% nas tarifas de portagem nas autoestradas do interior (as ex-SCUT) entra hoje (1 de julho) em vigor. Disponível em alguns troços das autoestradas A4, A17,A22, A23, A24, A25, A29, A41 e A42, este desconto é aplicável em cada transação.

Esta medida estava inscrita no Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) e abrange os lanços e sublanços de autoestrada referidos no anexo i do decreto-lei n.º 67-A/2010 e ainda os previstos no decreto-lei n.º 111/2011.

Além deste desconto, o Governo vai ainda instituir um novo regime de modulação do valor das taxas de portagens para os veículos das classes 2, 3 e 4 que realizem transporte rodoviário de passageiros ou mercadorias nestas mesmas autoestradas.

A NÃO PERDER: Passei na Via Verde e acendeu a luz amarela. E agora?
SCUT autoestrada
Este desconto destina-se a alguns lanços e sublanços das antigas SCUT.

E os carros elétricos?

O Orçamento do Estado deste ano também contemplava “um desconto de 75% no valor da taxa de portagem aplicável em cada transação, para veículos elétricos e não poluentes”. Contudo, este não vai entrar já em vigor por “questões técnicas”.

Segundo o Governo, “a implementação do regime de descontos previsto para veículos elétricos e não poluentes implicará a adoção de um conjunto significativo de medidas de operacionalização técnica”. Ora a implementação destas medidas implica, de acordo com o executivo, que estes descontos não entrem já em vigor.

Ainda assim, no mesmo comunicado o Governo promete vir a aplicar este desconto uma vez ultrapassados estes “problemas”, afirmando que a “regulamentação será oportunamente implementada através de portaria”.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Opel Tigra?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Opel Tigra, o “coupé do povo”
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Opel Tigra, o “coupé do povo”