Notícias Audi suspende encomendas do SQ5. Culpa do WLTP?

Emissões

Audi suspende encomendas do SQ5. Culpa do WLTP?

A Audi acaba de suspender as vendas do seu SUV desportivo SQ5. O motivo, refere, é que a produção prevista para este ano já foi atingida; no entanto, também há quem diga que tem a ver com as emissões.

A notícia, confirmada já por um porta-voz da Audi, é avançada pelo britânico Autocar, que dá conta da situação vivida, neste momento, na Grã-Bretanha. Onde já não será possível encomendar um Audi SQ5 com as especificações desejadas pelo cliente, mas apenas adquirir uma unidade que já esteja na rede.

Esta situação, que, ao que tudo indica, afetará não apenas o mercado britânico, mas todos os mercados europeus, resultará, segundo a mesma publicação, não do slot de produção estar já esgotado, conforme a marca oficialmente afirma, mas da necessidade da Audi de adaptar as emissões do motor do SQ5 à nova realidade imposta pelo Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure, ou WLTP — que entra em vigor a 1 de setembro próximo.

Audi SQ5 é apenas um de vários

Ainda de acordo com a Autocar, o SQ5 será apenas um entre muitos modelos, de vários fabricantes, cuja comercialização foi já suspensa, devido à necessidade de alterações técnicas, que permitam aos modelos cumprir as determinações impostas pelo WLTP.

Audi SQ5 2018

Entre os vários exemplos, está o caso da BMW e dos modelos Série 7 a gasolina, M3 e M2. O primeiro, com produção já suspensa durante o presente ano, para que engenheiros da marca bávara reformulem o sistema de escape do porta-estandarte, de forma a poder integrar um filtro de partículas.

RELACIONADO: Novo Audi SQ5. «Adeus» TDI, «olá» novo V6 TFSI

Quanto ao M3, foi mesmo decretado um ponto final (antecipado) na sua produção, já para agosto, sendo que o mesmo deverá acontecer ao M2. Embora, neste caso, apenas a partir do momento em que seja apresentado o M2 Competition — situação prevista para o próximo dia 25 de abril.

Audi SQ5 2018
Sabe esta resposta?
Qual a subida, em média, que o WLTP representará nas emissões da BMW?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

WLTP. BMW interrompe (também) produção do Série 7 a gasolina