Encontre o seu próximo carro Pisca Pisca

Notícias Novo motor Diesel V10 da Rolls-Royce não está para brincadeiras

Arranque a Frio

Novo motor Diesel V10 da Rolls-Royce não está para brincadeiras

O novo V10 Diesel híbrido da Rolls-Royce impressiona, mas terá como destino um tipo muito específico de veículos.

Motor V10 Diesel da Rolls-Royce
© Rolls-Royce

Primeiro convém esclarecer que esta Rolls-Royce não é o fabricante de automóveis de luxo. A Rolls-Royce Holdings é independente e é mais conhecida pelos motores a jato para aviões, mas também faz motores para veículos militares, neste caso, tanques de guerra.

Este motor V10 Diesel híbrido é o novo membro da família mtu Series 199, que inclui blocos com seis e oito cilindros. Foi mostrado na feira de armamento Eurosatory, em Paris, e destina-se a tanques entre 50 toneladas e 70 toneladas.

Motor V10 Diesel híbrido da Rolls-Royce em veículo com lagartas
© Rolls-Royce

Os números impressionam. Não sabemos a capacidade do motor, mas a Rolls-Royce anuncia 1100 kW de potência (1496 cv) e diz estar a trabalhar numa versão com 1200 kW (1632 cv).

Para extrair estes números foi preciso adicionar ao V10 Diesel uma componente elétrica. Sem avançar detalhes, a Rolls-Royce prefere falar das vantagens desta solução, seja em matéria de aceleração e condução a velocidades elevadas, como em matéria de… dissimulação.

Com as baterias carregadas pelo V10 Diesel, o tanque pode depois permanecer em silêncio por longos períodos de tempo — modo “anti-ralenti” —, sem que falte energia aos sistemas elétricos e eletrónicos.

O novo V10 Diesel híbrido da Rolls-Royce é uma adição de peso à restante família de motores, da qual já foram feitas cerca de 4000 unidades desde o ano 2000.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.