Notícias Condutor de Model 3 parado pela polícia por ter “computador” montado no tablier

Arranque a Frio

Condutor de Model 3 parado pela polícia por ter “computador” montado no tablier

Se há algo que diz que estamos no séc. XXI é esta história de um condutor de um Tesla Model 3 que foi mandado parar pela polícia. Modernices…

Tesla Model 3 interior Ver vídeo

“Não tem permissão para ter o seu computador aí”, é a primeira coisa que ouvimos da boca do polícia, seguido da inevitável risada do condutor… Que depois explica ao senhor agente que o enorme ecrã destacado a meio do tablier do seu Tesla Model 3 não é o seu “computador”, mas o interface que serve de controlo de praticamente todas as funcionalidades esperadas num automóvel.

Bem vindo ao futuro? A Tesla foi a primeira a instalar um mega-ecrã no interior dos seus automóveis, com estes a controlarem praticamente todas as funcionalidades do automóvel — desde a climatização, ao sistema de entretenimento e navegação.

No Tesla Model 3 atingiu um novo patamar, prescindindo até do painel de instrumentos em frente ao condutor. O ecrã central, em posição ainda mais destacada, como se fosse um enorme tablet, concentra todas as informações e (praticamente) todos os comandos. A usabilidade e ergonomia desta opção é questionável — sempre estamos a conduzir um automóvel —, mas considerando alguns concepts recentes, o futuro dos interiores automóveis passará, quase de certeza, por mega-ecrãs.

Veja-se o Peugeot e-Legend, uma das estrelas do Salão de Paris deste ano, onde o ecrã central tem 49″, secundado por outros dois de 29″ nas portas!

RELACIONADO: Jaguar Land Rover Classic cria sistemas de infoentretenimento para clássicos

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 9h00 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.