Notícias Toyota tem um novo elétrico mas ainda vai demorar a chegar

Salão de Bruxelas 2025

Toyota tem um novo elétrico mas ainda vai demorar a chegar

O novo Toyota Urban Cruiser fez hoje a sua primeira aparição pública, mas o início das vendas ainda está a muitos meses de distância.

Toyota Urban Cruiser, frente 3/4
© Toyota

Na corrida dos elétricos a Toyota não tem sido o fabricante com o passo mais apressado, mas não significa que esteja fora da corrida. Hoje foi dia de mostrar ao público a sua nova aposta elétrica, o Urban Cruiser.

Um nome que não é inédito na Toyota. Foi usado, pela primeira vez, num SUV compacto a combustão em 2007. Agora a designação foi recuperada para este novo SUV compacto 100% elétrico.

Toyota Urban Cruiser, traseira 3/4
© Toyota

A revelação do novo Urban Cruiser aconteceu no Salão de Bruxelas 2025 que abriu hoje as portas e se as linhas deste SUV elétrico lhe parecem familiares, é porque já o deve ter visto antes, com outro símbolo.

O Urban Cruiser é o «irmão gémeo» do Suzuki Vitara elétrico — que também se mostrou pela primeira vez no salão.

Os elementos que os distinguem concentram-se na dianteira: os para-choques e faróis são únicos a cada um.

No Urban Cruiser, é clara a aproximação do desenho da frente a outros Toyota, como o Prius ou o C-HR. A Toyota chama ao design da frente “cabeça de tubarão martelo”. De resto, é tudo praticamente idêntico.

O interior também é partilhado entre os dois modelos, destacando-se a consola central, flutuante, que integra o comando da transmissão e dois porta-copos.

© Toyota O tabliê é marcado por dois ecrãs horizontais dispostos lado a lado, integrados numa única unidade, Um serve como painel de instrumentos (10,25″), enquanto o outro é tátil e faz parte do infoentretenimento, com 10,1″.

Duas baterias

O Toyota Urban Cruiser vai ter duas baterias à escolha e três versões. A bateria de maior capacidade, para além da tração dianteira, está disponível com tração integral, algo que não é comum neste segmento.

Conheça as especificações:

  • bateria de 49 kWh: tração dianteira (um motor); 106 kW (144 cv) de potência; binário de 189 Nm;
  • bateria de 61 kWh: tração dianteira (um motor); 128 kW (174 cv) de potência; binário de 189 Nm;
  • bateria de 61 kWh: tração integral; dois motores (um por eixo); potência máxima combinada 135 kW (184 cv); binário de 300 Nm.

Ainda não existem valores oficiais para a autonomia e carregamento, mas estima-se que chegue aos 400 km (ciclo WLTP) com a bateria maior.

Quando chega?

O início de comercialização do Toyota Urban Cruiser ainda vai demorar: só arranca no final do verão. Consequentemente, não foram anunciados preços.

Quando chegar não faltarão concorrentes. Para além do seu «irmão gémeo», vai enfrentar propostas tão diversas como o Fiat 600e ou o Opel Frontera, ou ainda outros como o Kia EV3.

Sabe esta resposta?
Com que modelo o Toyota Sera partilha a sua base?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Toyota Sera é muito estranho mas gostei tanto dele
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

O Toyota Sera é muito estranho mas gostei tanto dele