Notícias Humble One. Primeiro SUV solar do mundo promete 800 km de autonomia

Tecnologia

Humble One. Primeiro SUV solar do mundo promete 800 km de autonomia

O Humble One está equipado com painéis de células fotovoltaicas no tejadilho, nas portas e numas "asas" que se abrem quando o veículo está estacionado.

Humble One

A Humble Motors é a mais recente startup norte-americana, sediada na Califórnia, a querer ganhar relevância na área da eletrificação. A sua primeira proposta chama-se One e é inédita, já que a marca — fundada em 2020 — a apresenta como o primeiro SUV solar do mundo.

O Humble One, que ainda só foi apresentado sob a forma de um protótipo, está equipado com painéis de células fotovoltaicas no tejadilho, nas portas e numa espécie de “asas” que se abrem quando o veículo está estacionado. Ainda assim, nenhum dos esboços divulgados pela Humble Motors mostra mais do que as células do tejadilho.

Tudo combinado, estas células fotovoltaicas permitem recuperar entre “16 e 96 km de autonomia a cada dia, dependendo da zona onde vive” e, naturalmente, da exposição solar.

A NÃO PERDER: Painéis solares nos automóveis para carregar baterias? A Kia vai ter
Humble One
Células fotovoltaicas permitem recuperar entre “16 e 96 km de autonomia a cada dia”.

Contudo, apenas uma pequena percentagem da bateria é recarregada com a energia captada pelos painéis solares, que servem de complemento à ação dos sistemas de recuperação de energia do veículo e ao carregamento externo, como num automóvel elétrico convencional.

Mais de 1000 cv e 800 km de autonomia

“Humble” até pode ser traduzido para “humilde”, mas acreditem que este One tem números muito pouco modestos. É que a empresa da Califórnia promete uma potência máxima de 1034 cv e uma autonomia de aproximadamente 800 km.

Humble One
A Humble Motors vai começar as entregas do One em 2025.

São números interessantes mas que até ao momento servem apenas como uma referência, já que a Humble Motors só prevê apresentar uma versão de produção em 2024. Só nessa altura vamos saber, ao certo, o que vale esta solução solar, que também já foi explorada em projetos como o da Aptera ou o da Sono Motors.

Se tudo correr como previsto, a Humble Motors vai começar as entregas do One em 2025. Mas já é possível fazer um depósito de 300 dólares (cerca de 255 euros) e reservar um exemplar. O preço final do One está fixado nos 109 000 dólares, aproximadamente 92 690 euros.

Humble One
Empresa californiana já está a aceitar reservas para aquele que diz ser o “primeiro SUV solar do mundo”.

Sabe esta resposta?
Qual a velocidade máxima do Tesla Model S Plaid?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Tesla Model S Plaid. Tudo sobre o mais potente e mais rápido de sempre