Apresentação

Mais eficiente e estilo retocado. Tudo sobre o revisto MINI Countryman

Presente no mercado desde 2017, o MINI Countryman foi agora renovado e para além de ter visto a estética ser retocada tornou-se mais eficiente.

Lançada em 2017, a segunda geração do MINI Countryman tem-se revelado uma importante parte da performance comercial da marca britânica, representando cerca de 30% do total de vendas.

Ciente da importância do modelo na sua gama e perante uma concorrência cada vez mais aguerrida e que não dá tréguas, a MINI decidiu renovar o Countryman.

Esteticamente as diferenças são discretas, com as novidades a resumirem-se às novas jantes, grelha dianteira e a adoção de faróis LED de série à frente e atrás (aqui a formarem a famosa “Union Jack” como acontece noutros MINI), além de receber novas cores.

VÊ TAMBÉM: As jantes do MINI Cooper SE mudaram de nome por causa do… coronavírus
MINI Countryman Cooper S

O que há de novo no interior?

No interior, para além de um maior número de opções de personalização, o MINI Countryman adotou o painel de instrumentos digital estreado pelo Cooper SE com 5”.

Já quando o Countryman surge equipado com os sistemas (opcionais) Connected Media e Connected Navigation Plus o modelo britânico conta com um ecrã de 8,8”.

Já de série, o sistema de infotainment conta com Bluetooth e com o assistente de voz Amazon Alexa.

VÊ TAMBÉM: O design do MINI (R50) explicado, pelo seu designer

Motores iguais, mas mais eficientes

Apesar de não ter recebido novos motores (continua a contar com três motores Diesel, três a gasolina e uma variante híbrida plug-in) ainda assim há novidades a este nível no renovado MINI Countryman

MINI Countryman

Com o foco colocado no aumento da eficiência e no cumprimento das mais exigentes normas de emissões, a gama de motores do Countryman foi alvo de uma série de melhoramentos.

Nos motores a gasolina foi adotado um filtro de partículas e recebeu um motor de arranque e alternador mais eficientes. Já no caso dos Countryman Cooper e Cooper S o coletor de escape passou a estar integrado na cabeça do motor.

Quanto aos Diesel, a grande novidade passou pela adoção por parte do Countryman Cooper D do mesmo turbo usado pelo mais potente Cooper SD.

VÊ TAMBÉM: John Cooper Works GP. Os números do mais radical e rápido Mini de sempre
MINI Countryman
Versão Potência 0 aos 100 km/h Velocidade máxima
One Countryman 102 cv 12,3s* 180 km/h*
Cooper Countryman 136 cv 9,7s* 205 km/h*
Cooper Countryman ALL4 136 CV 10,1s 202 km/h
Cooper S Countryman 178 cv 7,4s* 225 km/h*
Cooper S Countryman ALL4 178 cv 7,3s 222 km/h
Cooper SE Countryman ALL4 224 cv 6,8s 196 km/h
One D Countryman 116 cv 11,2s* 192 km/h*
Cooper D Countryman 150 cv 9,1s* 213 km/h*
Cooper D Countryman ALL4 150 cv 9s 211 km/h
Cooper SD Countryman 190 cv 7,9s 226 km/h
Cooper SD Countryman ALL4 190 cv 7,6s 224 km/h

*valores provisórios

VÊ TAMBÉM: O BMW X2 também passa a ser híbrido plug-in

Novidades também ao nível da transmissão

No que à transmissão diz respeito também há novidades, com a caixa automática de oito velocidades Steptronic a estar disponível de série nas versões Cooper ALL4 e Cooper D ALL4, tal como nas Cooper S ALL4, Cooper SD e Cooper SD ALL4 e, por fim, em opção no Cooper D.

Já o MINI Cooper SE Countryman ALL4, a versão híbrida plug-in, surge equipado de série com uma caixa automática de seis velocidades Steptronic, enquanto as restantes variantes do Countryman podem substituir a caixa manual de seis velocidades por uma automática de dupla embraiagem com sete velocidades.

Por fim, as variantes mais potentes dos motores Diesel e a gasolina podem ainda ser associadas às versões desportivas das caixas automáticas de sete e oito velocidades Steptronic.

VÊ TAMBÉM: Já sabes o que é que a MINI e a Rolls-Royce têm em comum?

 

Quando chega e quanto vai custar?

Para já, ainda não se sabe quando é que o renovado MINI Countryman deverá chegar ao mercado português nem quais serão os seus preços. No entanto, não deverão ser muito diferentes dos atualmente praticados.


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.

Sabes responder a esta?
Qual era a potência do Fiat Cinquecento Sport?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Lembras-te deste? Fiat Cinquecento Sport (mas só em Portugal)

Mais artigos em Notícias