Notícias GT Track Series. A derradeira «arma» de pista da AMG para celebrar 55 anos de vida

Apresentação

GT Track Series. A derradeira «arma» de pista da AMG para celebrar 55 anos de vida

Limitado a 55 unidades, o Mercedes-AMG GT Track Series destina-se apenas aos circuitos e comemora os 55 anos da casa de Affalterbach.

Mercedes-AMG GT Track Series

Não é todos os dias que se comemoram 55 anos de atividade e por isso mesmo a Mercedes-AMG decidiu criar um «presente» para si mesma: o Mercedes-AMG GT Track Series.

Como o seu nome indica, este foi especialmente pensado para ser usado em pista — não pode circular nas vias públicas —, especialmente em track days, e deriva, como seria de esperar, no já impressionante GT Black Series.

Debaixo do capô continua a estar o 4.0 l V8 biturbo do Mercedes‑AMG GT Black Series, mas os engenheiros de Affalterbach «massajaram» um pouco os 730 cv e 800 Nm que debitava.

A NÃO PERDER: Mercedes-AMG atualiza os GT 63 e GT 63 S de 4 portas. O que mudou?
Mercedes-AMG GT Track Series (1)

O GT Track Series recebeu assim novos injetores e a eletrónica também foi «mexida», fazendo a potência subir (apenas) 4 cv, para 734 cv, com o binário a subir uns mais substanciais 50 Nm, para um total de 850 Nm.

Valor que continua a ser enviado para as rodas traseiras, mas agora através não de uma caixa de dupla embraiagem, mas sim de uma caixa sequencial de seis relações Hewland HLS herdada do mundo da competição.

Mas se o ganho de «poder de fogo» parece curto, tenham em mente que o GT Track Series é mais leve em aproximadamente 150 kg que o GT Black Series, com a Mercedes-AMG a anunciar 1400 kg.

Mercedes-AMG GT Track Series

E para chegar a esse valor tudo o que não interessava para a sua missão de ser devastador em pista «saltou» fora, dos inúmeros equipamentos de conforto aos materiais de insonorização, acompanhado por uma substancial «dieta» de fibra de carbono.

Imagem ainda mais GRRRR

Não é só no capítulo mecânico que o GT Track Series se distingue do Black Series e isso fica bem evidente mal olhamos para ele.

Na dianteira temos uma grelha específica, um capô em fibra de carbono, material que também é usado nas saias laterais, spoiler e até na porta da bagageira; e um splitter especialmente desenvolvido para si.

Mercedes-AMG GT Track Series (1)

Já na traseira temos uma asa ajustável para garantir sempre a carga aerodinâmica ideal para o circuito em questão. Aliás, a aerodinâmica foi uma das principais preocupações dos engenheiros da Mercedes-AMG, algo que fica bem evidente nos mais diversos detalhes da carroçaria do GT Track Series.

As jantes de 18” também são exclusivas e devem as suas menores dimensões — são de 19″ no Black Series — ao mundo da competição, sendo esta a medida normalmente usada pelos carros da categoria GT.

Dotado de um sistema de controlo de tração e ABS ajustáveis em 12 níveis e diretamente «herdados» dos modelos de competição das classes GT3 e GT4, o GT Track Series recorre ainda a travões de aço de 390 mm à frente e 355 mm atrás.

No que às ligações ao solo diz respeito, o Mercedes‑AMG GT Track Series recorre a amortecedores ajustáveis da Bilstein e ainda a barras estabilizadoras também ajustáveis.

Inspirado na competição

Já no interior a ligação ao mundo da competição continua presente. Para começar temos uma roll cage, cintos de cinco pontos e um banco cuja espuma se adapta ao condutor. Há ainda a destacar a presença de um sistema de extinção de incêndios e das tradicionais redes de segurança.

O volante é exclusivo do GT Track Series, os pedais são ajustáveis, o ecrã do sistema de infoentretenimento desapareceu e a consola central passou a albergar uma série de comandos, como os de ajuste do ABS ou controlo de tração.

Quanto custa?

Como referi, o Mercedes-AMG GT Track Series estará limitado a 55 unidades, com cada uma delas a custar 369 mil euros aos quais têm de ser adicionados os impostos.

As entregas estão agendadas para o segundo trimestre de 2022 e a Mercedes-AMG já revelou que quem comprar o GT Track Series vai beneficiar de um serviço que inclui formação técnica e apoio durante os track day. Já o apoio técnico será garantido pela HWA AG, uma empresa especializada no mundo da competição.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Mercedes-Benz 190 (W201)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mercedes-Benz 190 (W201), antecessor do Classe C, celebra 35 anos