Notícias Portugal também imagina um futuro com carros voadores

Mobilidade

Portugal também imagina um futuro com carros voadores

O projeto português FLY.PT anunciou o protótipo do primeiro «carro voador» nacional. Fique a conhecê-lo em mais detalhe.

FLY.PT (Habitáculo mais drone)
© FLY.PT

A acreditar nos filmes de ficção científica da nossa infância ou juventude, neste ano de 2024 os nossos céus já deveriam estar cheio de carros voadores. Tal não aconteceu, mas são vários os projetos em curso que procuram materializar essa ideia e continuam a ser feitos progressos nesse sentido.

Entre os vários projetos, temos alguns de construtores automóveis, como os da Hyundai ou da chinesa XPeng. No nosso país, também se explora um futuro onde o «carro voador» é uma realidade, como é demonstrado pelo projeto FLY.PT.

O projeto FLY.PT é composto por um consórcio de empresas e centros de investigação, representando um investimento de oito milhões de euros, sendo que tem como objetivo ajudar a “revolucionar o transporte aéreo nacional.”

Conquistar a terra e o ar

O FLY.PT é um projeto que consiste no desenvolvimento de “um sistema de transporte aéreo pessoal” autónomo e elétrico e que se distingue não só por poder voar, como também por poder circular na estrada, como um automóvel convencional.

Tal só é possível por ser um veículo modular, dando assim, capacidades de mobilidade aérea/vertical e terrestre/horizontal.

Este consiste em três módulos: um habitáculo que pode transportar até duas pessoas e que é depois acoplado a um de dois módulos. Um permite voar e assume a forma de um drone autónomo, com uma autonomia de 30 minutos, enquanto o segundo é um chassis do tipo “skate” que integra a unidade de propulsão elétrica.

O módulo do habitáculo pode ser acoplado ou ao drone ou ao chassis automóvel, mas seja de que forma for, o veículo do projeto FLY.PT será sempre elétrico e totalmente autónomo.

A equipa testou e desenvolveu “elementos de propulsão, armazenamento de energia, autonomia, acoplamento e integração, design industrial e conceitos de utilização”. Para além disto, foi também testado pelo ISQ , que participou no desenvolvimento do protótipo testando-o através de ensaios mecânicos e balísticos.

Veremos o FLY.PT chegar ao mundo real?

Os chamados carros voadores poderão muito bem ser uma realidade das mega-cidades num futuro próximo. Talvez não como veículos particulares, mas abrem-se várias possibilidades em diversas áreas de negócio, como o transporte de pessoas ou pequenas mercadorias.

© FLY.PT

É algo que está na ambição do projeto FLY.PT, que “visa desenvolver produtos e serviços de uma forma integrada e com uma visão única global”, através da combinação do habitáculo com veículos autónomos (aéreos e terrestres).

Resta agora aguardar por mais desenvolvimentos.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Ford Bronco?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ford Bronco. A história do «Mustang dos jipes»
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ford Bronco. A história do «Mustang dos jipes»