Notícias Alemanha ultrapassa Noruega. Alemães já são quem mais compra elétricos

Elétricos

Alemanha ultrapassa Noruega. Alemães já são quem mais compra elétricos

Construtores cada vez mais apostados na mobilidade elétrica, como o Grupo Volkswagen, a Daimler ou a BMW, acabam de receber uma boa notícia: a Alemanha acaba de ultrapassar a Noruega como o melhor mercado europeu para os elétricos.

Elétricos 2018

A notícia é avançada pela agência noticiosa Bloomberg, numa altura em que a maior parte dos construtores automóveis alemães começam a desenvolver novas propostas de veículos elétricos e eletrificados, muitas delas, com o propósito declarado de combater rivais como a Tesla.

Segundo dados agora divulgados pela Associação da Indústria Automóvel Europeia (ACEA), a venda de veículos electrificados cresceu, na Alemanha, 70 por cento — totalizando 17 574 unidades —, só durante o primeiro trimestre. Posicionando-se, pela primeira vez, em termos absolutos, à frente daquele que é o mercado por excelência para os veículos movidos a eletricidade, no Velho Continente: a Noruega. Mercado onde, nos primeiros três meses de 2018, foram transaccionados 16 182 carros elétricos.

Recorde-se que o Governo alemão tem em vigor um programa de incentivo à compra de veículos elétricos e eletrificados, ao abrigo do qual qualquer cliente particular pode beneficiar de um desconto de 4000 euros, na compra de um veículo elétrico, ou então de 3000 euros, caso se trate de um automóvel híbrido plug-in.

BMW i3s
O BMW i3 é um dos veículos elétricos mais vendidos na Alemanha

Já na Noruega, os veículos elétricos estiveram, até janeiro deste ano, isentos de todas as taxas e impostos no ato da compra, da taxa anual de circulação, do pagamento de estacionamento e portagens, além de estarem autorizados a circular na faixa dos transportes públicos. Sendo que, desde essa data, passaram a pagar metade do imposto de circulação, além de ter sido atribuído às autoridades locais a decisão de permitir, ou não, os veículos elétricos de continuarem a estacionar gratuitamente e circularem na faixa para BUS.

RELACIONADO: Mais incentivos em discussão para ressuscitar vendas de carros elétricos na Dinamarca

Europa segue tendência

Numa altura em que os consumidores europeus parecem começar a abandonar o Diesel, também nos restantes países da Europa, a mobilidade elétrica tem vindo a conquistar adeptos. Situação confirmada, aliás, pelos números, os quais revelam um crescimento de 41% na venda de veículos eletrificados no primeiro trimestre de 2018, ao mesmo tempo que os elétricos puros subiram 35%, e os híbridos plug-in 47% — já o Diesel, caiu 17%.

Proibição diesel 2018
Depois da Era de Ouro, o Diesel continua em queda na Europa

Marcas alemãs dominam em casa

Entretanto, nas cidades alemãs, como Munique, são os modelos elétricos das marcas alemãs, como a Volkswagen, Mercedes, BMW e Audi, que dominam. Ainda que, com construtores até aqui com pouca expressão, como a Tesla, tendo ganho, nos últimos tempos, maior protagonismo.

RELACIONADO: Tesla Model 3. Problemas continuam e mais versões são adiadas

Contudo, os problemas recentemente noticiados, relacionados com o Tesla Model 3, poderão contribuir para que os primeiros conquistem terreno precioso, no domínio da mobilidade elétrica.

Tesla Model 3
Marcado por sucessivos problemas, o Model 3 pode abrir caminho à ultrapassagem da Tesla, por parte dos construtores tradicionais

A Era Dourada da Tesla aproxima-se do fim, levando a que os seus produtos sejam apenas mais um, entre muitos. À medida que a oferta em termos de veículos elétricos cresce, a tolerância dos consumidores para com questões de qualidade, tende a diminuir. Assim como entre aqueles que optaram inicialmente por um Tesla, por uma questão de novidade

Juergen Pieper, analista do Bankhaus Metzler

Sabe esta resposta?
Qual a aceleração dos 0 aos 100 km/h do BMW 620d Gran Turismo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW Série 6 GT com nova motorização de entrada 620d
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

BMW Série 6 GT com nova motorização de entrada 620d