Elétricos
Kia Soul EV liga Cabo da Roca a Cabo Norte, na Noruega, em viagem de 12 000 km
Será um elétrico compatível com longas distâncias? É o que dois jornalistas portugueses vão descobrir a bordo de um Kia Soul EV, ligando o ponto mais ocidental do continente europeu ao seu ponto mais a norte, numa viagem que se prolongará por 12 mil quilómetros.

Ontem, 23 de abril, foi o dia de partida para uma aventura, podemos dizer, épica. Manolo e Glória Oliveira, um casal de jornalistas, propôs-se efetuar uma longa viagem que pretende ligar o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa, ao Cabo Norte, na Noruega, o ponto mais a norte do continente, a bordo de um Kia Soul EV, ou seja, a variante elétrica do crossover coreano.
O Soul EV European Electric Tour tem uma extensão 12 000 km que serão percorridos ao longo de 25 dias, cruzando 16 países. O evento pretende sensibilizar as pessoas para a mobilidade 100% elétrica e, consequentemente, para a redução das emissões.
Manolo OliveiraÉ uma mensagem muito simples: se o Soul EV consegue ir até a Noruega, sem poluir e de forma bastante económica, imagine-se o que pode fazer no dia-a-dia no seu habitat natural que são os circuitos urbanos.
O plano
O objetivo da dupla de viajantes passa por percorrer 500 km por dia ao volante do Kia Soul EV — que tem autonomia máxima oficial (NEDC) de 250 km. Para tal, o plano delineado contempla “carregar o carro durante a noite, sair cedo e, se possível, carregar mais duas vezes pelo caminho”.
E onde carregar? Manolo Oliveira esclarece: “Utilizamos algumas aplicações, das quais destacamos o Charge Maps, que nos facultam todos os carregadores da Europa, o estado em que se encontram, a disponibilidade e ainda se são dos mais rápidos ou não.”
Manolo Oliveira refere ainda os gastos estimados para a viagem: “depende muito do custo do kW e do combustível em cada país, mas, fazendo a média, podemos adiantar com alguma segurança que é cerca de 55% mais barato fazer este percurso num carro elétrico, por comparação com um automóvel de motorização convencional”.
Onde acompanhar a viagem
O Kia Soul EV é totalmente de série, não tendo sofrido qualquer alteração, exceto a instalação de um rastreador de GPS, para que a viagem possa ser acompanhada em tempo real. A Soul EV European Electric Tour pode, assim, ser acompanhada através destes meios:
João Seabra, diretor-geral da Kia PortugalA Kia está sempre disponível para acolher ideias que vão de encontro aos seus valores — e a sustentabilidade e estilo de vida são seguramente dois deles. A Kia dispõe atualmente de uma das maiores gamas ecológicas do mercado português, entre opções elétricas, híbridas e híbridas plug-in, (pelo que) faria todo o sentido apoiar viagens de superação como é esta que agora se inicia.
Sabe responder a esta?
Quantos cavalos de potência tem o Kia Picanto X-Line?
Em cheio!!
Vá para a próxima perguntaou leia o artigo sobre este tema:
Kia Picanto X-Line 1.0 T-GDi. Vitamina turbo!Mais artigos em Notícias
©2022 RAZÃO AUTOMÓVEL